Vereador pede permanência da Gerência Regional de Saúde em Jaraguá

Por: Albino Flores Foto: divulgação
Compartilhe
Na primeira Sessão Ordinária de 2019, sob o comando da nova Mesa Diretora, que tem como presidente Marcelindo Carlos Gruner (PTB), vice-presidente Celestino Klinkoski (PP) e secretário Isair Moser (PSDB), os vereadores apreciaram e votação a Moção de Apelo n° 01/2019. De autoria de Marcelindo Carlos Gruner, a proposição pede a permanência da Gerência Regional de Saúde de Jaraguá do Sul, tendo em vista a sinalização do governo do estado de fechar a unidade. 

  A Moção considera que 'é necessário, para a busca da plena prestação de serviços da saúde no Estado de Santa Catarina, a descentralização de tal serviço. Com a descentralização é possível obter os dados das necessidades específicas, referentes a saúde, em todo nosso Estado', diz o texto que afirma ainda que esta gerência possui celeridade e sincronia, identificando de forma célere a carência dos usuários dos serviços de saúde.

Defendendo a proposição em plenário, o presidente Marcelindo Carlos Gruner ressaltou que a unidade possui um amplo rol de importantes atividades, como por exemplo a atuação em vigilância sanitária com ações que visam promover e proteger a saúde da população; a  permanente capacitação dos municípios; a incumbência de receber, relacionar e distribuir preservativos e testes rápidos de detecção de doenças como HIV, sífilis e Hepatites; e a coordenação de atividades referentes ao setor de zoonoses, entre outras ações.

'Com a saída da gerência de Jaraguá do Sul, nós teremos vários prejuízos. Em muitos casos teremos que ir até Joinville. Não podemos regredir. Temos que sensibilizar o Governador, o Secretário da Casa Civil que é jaraguaense', pontuou Gruner que recebeu o apoio dos demais pares da Casa.

Veja também

Fábio Schiochet reinvindica manutenção da Gerência de Saúde de Jaraguá do Sul
Segundo Schiochet, o serviço não pode ser encerrado.
Panorama Político com Albino Flores - Edição de Fevereiro
Fique por dentro de tudo o que acontece no cenário político da região!
Kassner pede mais agilidade no Plano de Arborização
Anderson sugere que os vereadores pressionem o Executivo para que esse Plano vire realidade o quanto antes
Câmara Mirim de Jaraguá do Sul é selecionada para evento em Brasília
Os três melhores projetos de lei serão discutidos pelos parlamentares mirins no plenário do Legislativo Nacional
Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão
A juíza substituta Gabriela Hardt, da primeira instância, é a segunda que condena o ex-presidente; cabe recurso. Decisão saiu nesta quarta-feira (6).