Panorama Político com Albino Flores

Por: Albino Flores Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação
Compartilhe

 

Ocorrida no início do ano, logo após a posse de Eduardo Pinho Moreira como governador de Santa Catarina, a mudança na cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) marcou também o começo de uma inversão na curva dos índices de criminalidade. Enquanto os anos anteriores haviam sido de alta no número de homicídios e roubos, 2018 apresenta reduções significativas nesses mesmos dois indicadores. Até 19 novembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda nos homicídios foi de 19,8%, e a diminuição nos roubos chegava a impressionantes 33%. Os latrocínios ? roubos seguidos de morte ? também tiveram redução de 32%.

O secretário Alceu de Oliveira Pinto Júnior, no cargo desde fevereiro, é o responsável pelas táticas que levaram à melhora dos índices. Ele conta que, ao assumir, foi feito um planejamento com base no cenário da época e no panorama com o qual gostariam de trabalhar no fim do ano. Com esta base, foram montadas estratégias de curto, médio e longo prazo, usando três premissas fundamentais: inovação, inteligência e tecnologia. ?Em decorrência das ações que foram planejadas e com um trabalho muito grande de inteligência, nós conseguimos fazer a integração das operações. Não existe mais a operação pela operação. Cada uma faz parte de um conjunto que busca determinados resultados. É isso que nós temos alcançado com esses índices de sucesso?, diz o secretário.

 

INTELIGÊNCIA

O maior estímulo à inteligência, diz o secretário, também possibilitou às forças de segurança realizar operações mais certeiras, com alvos específicos e prisões mais qualificadas, como a de grandes fornecedores de drogas e armas de organizações criminosas que atuam no Estado:

?A apreensão de armas pesadas cresceu e muito em função da estratégia utilizada. Não se despreza o pequeno delinquente, mas vai se buscar o fornecedor do fornecedor de um local que vende droga. É um elemento mais bem armado e protegido. O resultado é uma prisão muito mais qualificada, por isso a apreensão maior de fuzis e armas de grosso calibre?.

CAPACIDADE OPERACIONAL

 

Outra figura essencial para a redução dos homicídios e roubos foi o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes. Na avaliação do militar, o investimento para aumentar a capacidade operacional da corporação foi primordial para o alcance de melhores resultados. Além disso, as forças de segurança passaram a focar essencialmente em três indicadores ? mortes violentas, roubos e furtos -, o que permitiu que a atuação se tornasse mais efetiva.

 

COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Ao definir quais estratégias seriam utilizadas para diminuir a violência, os líderes da Polícia Civil e da Militar chegaram a um consenso de que só seria possível mediante uma atuação firme contra o crime organizado. Uma das operações com esse intuito foi intitulada ?Sufoco?. É o que explica o comandante Araújo Gomes:

?A estratégia do sufoco foi onde nós interagimos e nos integramos com a Polícia Civil na busca de lideranças do crime organizado, paióis de armas e nas grandes apreensões de droga. Tudo isso com o objetivo de descapitalizar esses criminosos e as suas quadrilhas?.

Outra operação realizada no período foi chamada de Ferrolho, com o intuito de manter um controle do perímetro do Estado. Por meio de um levantamento da inteligência, foram levantados os principais pontos de entrada e saída do Estado e realizado um trabalho para que o isolamento, quando necessário, ocorresse no menor tempo possível, sempre em parceria com as forças de segurança do Rio Grande  do Sul e do Paraná.

 

Moradores do Vila Nova não querem retirada de semáforo, alerta Klinkoski

O vereador Celestino Klinkoski (PP) comentou o resultado da reunião que os moradores do bairro Vila Nova tiveram, na noite desta segunda-feira (19), com o diretor de Trânsito, Irio Riegel, e com o gerente de Trânsito, Rogério Vonk. No encontro, os munícipes tiveram a oportunidade de apresentar os motivos para que o sinaleiro na Rua 25 de Julho, em frente ao Posto de saúde Adilson Bassani, não seja retirado do local.

Segundo Klinkoski, os gestores voltaram a apresentar os mesmos argumentos que foram expostos em sessão da Câmara de Vereadores. Riegel e Vonk alegam que o setor procura fazer economia com o dinheiro público, logo eles afirmam que não há necessidade de um semáforo no local, já que existe uma faixa de pedestres elevada para oferecer segurança aos transeuntes. Para eles, não há necessidade dos dois sistemas.

 

Deputado Dr. Vicente homenageia Wandér Weege 

 

Na noite desta segunda-feira (14), o deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) homenageou o industrial e grande filantropo Wandér Weege, com a entrega da Comenda do Legislativo Catarinense, no Plenário Osni Régis em Florianópolis. A honraria foi entregue durante a sessão solene promovida pelo Poder Legislativo de Santa Catarina, em que 38 personalidades e organizações foram reconhecidas por contribuírem para o desenvolvimento econômico, social, político e cultural no estado. De acordo com o parlamentar, Wandér Weege não é apenas um empreendedor que gera milhares de empregos na área da indústria, ele transforma a vida de muita gente, com sua generosidade. ?Entre as ações sociais do senhor Wandér, estão os milhares de bebês que vieram ao mundo na ala Laurita Weege do Hospital e Maternidade Jaraguá. Um ativo apoiador de entidades que protegem crianças e deficientes, um entusiasta da tecnologia na educação e formação de colaboradores e também um patrono quando o assunto é cultura, Wandér Weege é um nome que merece todo o nosso respeito e admiração?.

 

Dr. Amaro Ximenes Junior recebe a comenda do legislativo Catarinense por indicação do deputado estadual Carlos Chiodini

 

O Parlamento estadual concedeu na noite de segunda-feira (19) a Comenda do Legislativo a personalidades e organizações que promoveram o desenvolvimento cultural, político e econômico do estado barriga-verde. O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) discursou em nome dos parlamentares e destacou a pluralidade dos homenageados. "A Comenda do Legislativo permite reconhecer pessoas, entidades, empresas e movimentos que lutam e trabalham por Santa Catarina. Temos representados aqui hoje diversos segmentos da sociedade, há educadores, pesquisadores, administradores públicos e privados, da área da saúde, da agricultura e de movimentos sociais do campo e da cidade", registrou o representante de Guaraciaba.

  1. Amaro Ximenes Jr. e o deputado Chiodini durante a sessão de entrega da comenda do legislativo catarinense. Chiodini fez a indicação, pois o Dr. Amaro Ximenes Junior é médico, coordenador de Saúde da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, presidente da Associação Médica de Jaraguá do Sul e hoje é presidente do Conselho de Ética do Hospital Jaraguá. Sempre com um trabalho de excelência a nossa região do Vale do Itapocu.

 

 

Vereador quer luz LED nas comunidades do interior

 

O vereador Eugênio Juraszek (PP) afirmou, na sessão ordinária desta terça-feira (20), que o município deveria priorizar a instalação de lâmpadas LED no interior de Jaraguá do Sul. Segundo ele, atualmente as comunidades mais afastadas não possuem estrutura adequada para receber essa iluminação. ?Não tem nem o neutro da rede?, adverte o parlamentar.

Juraszek lembra que o projeto Rede de Vizinhos ajudou a diminuir bastante a criminalidade nessas regiões, mas afirma que agora é hora de melhorar a iluminação dessas áreas para dar mais segurança a quem transita por lá. Ele ressalta que as comunidades rurais são cartões postais do município e que há muita visitação em igrejas e outros pontos turísticos. Juraszek assegura que vai trabalhar em um projeto para que essa iluminação possa ser levada ao interior.

 

 Vereadores parabenizam setor de Obras por reparos no fim de semana

Os vereadores Ademar Winter (PSDB) e Jaime Negherbon (MDB) parabenizaram a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul pelos reparos realizados no último final de semana nas vias não asfaltadas do município. Segundo eles, as macadamizações feitas em várias ruas das comunidades do interior da cidade ficaram com ótima qualidade.

 Vereador parabeniza Hospital São José pelos 82 anos

Pedro Garcia (MDB) parabenizou o Hospital São José pelo aniversário de 82 anos comemorados nesta quinta-feira (22). O vereador afirmou que a homenagem é mais que merecida para todos aqueles que ajudaram nessa caminhada ?que tem como principal proposito cuidar das pessoas?.

Garcia ressalta que é sempre muito bom poder contar com todos os funcionários que com todo o amor se dedicam a milhões de pessoas que já passaram pelo hospital. ?É uma data muito importante para Jaraguá do Sul, pois sem o trabalho da instituição muitos nem estariam aqui hoje?, completa.

 Vereador pede mais segurança na Barra do Rio Cerro

O vereador Eugênio Juraszek (PP), na sessão ordinária desta quinta-feira (22), relatou o furto de dois veículos no bairro Barra do Rio Cerro nesta semana. Segundo ele, os veículos foram furtados de dentro de uma empresa. Para o parlamentar, isso mostra o quanto o bairro está desassistido pela Polícia Militar.

Juraszek adverte que não se vê muitas viaturas transitando pela região e que a Barra carece de um posto policial urgente para atender a comunidade. Ele afirma que os bandidos levaram os carros em direção a Joinville. Isso foi possível verificar por conta das câmeras de segurança da empresa. Para ele, se houvesse um patrulhamento policial no bairro os bandidos não teriam conseguido ir muito longe.

  

 

SC NO VERMELHO

Dentre os 27 Estados da federação, 14 estão com as finanças no vermelho por terem ultrapassado o limite de gastos com a folha de pessoal. Santa Catarina está entre eles. O teto para pagar o funcionalismo, estabelecido em 2000 pela Lei de Responsabilidade Fiscal, é de 60% da Receita Corrente Líquida.

Estados que estouram esse limite, caso catarinense, têm uma série de restrições, como a proibição de contratar financiamentos internacionais e nacionais. Também é vedada a criação de novos cargos e benefícios na estrutura estadual.

Os números divulgados se referem ao ano de 2017. Significa que a realidade financeira de Santa Catarina é bem mais complicada do que as mil maravilhas que foram vendidas pelo governo passado. A situação é delicadíssima. Governador eleito, Carlos Moisés, vai ter muito trabalho e terá que cortar despesas em todas as frentes. Não tem saída. Tem que cortar gastos. Até porque o ministro da Fazenda já deixou muito claro que não haverá nova renegociação das dívidas estaduais, que foram alongadas e ganharam prazo de carências em 2016.

 Moradores do bairro Imigrantes não querem ponte com passagem para carros

 

 

 A proposta da Amvali para a antiga Ponte da Zanotti não foi bem recebida em audiência pública nesta segunda-feira (12). Os moradores defendem a construção de uma passarela apenas para pedestres, ciclistas e motociclistas.

 

 

Uma audiência pública na noite DO DIA 12/11 na escola Iaro Eugênio Hansch, no bairro Imigrantes em Guaramirim, convocada pela Associação de Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e a Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (AVEVI), discutiu sobre a solução mais adequada para o local onde hoje está instalada a chamada Ponte da Zanotti, ligando os bairros Centenário em Jaraguá e Imigrantes em Guaramirim. O encontro foi motivado após o promotor do meio ambiente da comarca de Jaraguá, Alexandre Schmith dos Santos, receber demanda dos moradores do bairro Centenário, que alegam prejuízos a cada chuva mais forte com o represamento da água do Rio Itapocuzinho, que resulta em inundações. Já os moradores do bairro Imigrantes, apresentaram um abaixo assinado com 190 assinaturas, onde afirmam que não querem a construção de uma nova ponte. Eles cobram a instalação da segunda ponte do portal e a duplicação do trecho urbano da BR-280, como medidas para melhorar a fluidez do trânsito na região. Vários moradores manifestaram preocupação com a atual situação da ponte da Zanotti. Desde as condições da estrutura que está comprometida, como também a presença constante de usuários de drogas. Chamou a atenção na audiência, a ausência de representantes da prefeitura de Guaramirim. Arnaldo Altini Junior falou em nome da Associação de Moradores do Imigrantes, e explicou ao ler o abaixo assinado, os motivos para aquela comunidade não querer a construção de uma nova ponte, como propõe a AMVALI.

 

Juraszek sugere aplicativo para o transporte coletivo

O vereador Eugênio Juraszek (PP) foi autor da indicação que recomenda a adoção, pela Prefeitura de Jaraguá do Sul, de um aplicativo gratuito de celular para o transporte coletivo do município. O nome do aplicativo seria ?Jaraguá no Ponto? e permitiria que os usuários do transporte público urbano tenham informações sobre as rotas e a previsão de deslocamento das linhas de ônibus.

Juraszek ressalta que o app, que já é utilizado em outras cidades, consegue identificar onde o passageiro está e sugerir as melhores rotas para ele. ?Vai dar mais segurança aos usuários evitando esperas longas nos pontos de ônibus. Temos cadeirantes e pessoas com pouca mobilidade que não podem ficar esperando tanto, ele poderia aproveitar melhor o tempo com o app?, ressalta o vereador.

 

 

 

Comenda Peabiru

 

Os três homenageados

O vereador Osni Bylaardt (MDB) conduziu a Sessão Solene, realizada no dia 06/11 que homenageou com a Comenda Peabiru o Professor Luiz Roque Dias, o Rotary Club Guaramirim e o ex-prefeito Nilson Bylaardt. Indicados pelos vereadores Dr. Hélio Heineck (MDB), Duno Butschardt (PP) e Lizeu Wisotscki (MDB). Osni substituiu o presidente Ernesto Friedemann (PP) que está em tratamento de saúde. O vereador fez um pronunciamento em nome dos colegas vereadores destacando os homenageados com esta honraria.

 ?Ressaltamos aqui que ao ser conferido a Comenda Peabiru ao Rotary Club de Guaramirim, por indicação do vereador Romeu Butschardt Júnior, a Câmara Municipal sente que cumpriu com o dever de reconhecer os feitos desta entidade que tem angariado o respeito e a admiração da comunidade local, pelo trabalho que desenvolve na área social desde o ano de 1967.
Ressaltamos aqui também que ao ser conferido a Comenda Peabiru ao Professor Roque, por indicação do vereador Hélio Luiz Heineck, a Câmara Municipal sente que cumpriu com o dever de reconhecer o excelente trabalho realizado na área da educação por vossa senhoria. Uma das Verdades da Profissão de Professor é de que ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível, daí a razão de se desejar que existam sempre bons professores para nossos filhos e netos; Vale lembrar que a tarefa de educar é um ato que vai além do mero exercício profissional, dando vazão ao sentimento da vocação.
Senhor Nilson Bylaardt, com muita justiça e respeito, por indicação do Vereador Lizeu Wisotscki, a Câmara Municipal lhe homenageou nesta noite, destacando seus feitos, principalmente como homem público, exercendo mandatos efetivos de vereador, bem como tendo sido Presidente desta Casa e Prefeito Municipal de Guaramirim. O Senhor, sem dúvida, deixou marcada sua passagem pela vida pública com realizações que vieram contribuir para o desenvolvimento e o bem estar de nossa comunidade.
Uma vez mais, em nome da Câmara Municipal de Vereadores, parabéns aos homenageados desta noite em que comemoramos solenemente também os 69 Anos de Emancipação Política e Administrativa de nosso município de Guaramirim?.

 

Secretário de Educação fala sobre ações da pasta em Jaraguá do Sul

 

O Secretário Municipal de Educação, Rogério Jung, participou da sessão ordinária desta terça-feira (13). Atendendo requerimento do presidente do Legislativo, Anderson Kassner (PP), Jung falou sobre os projetos desenvolvidos desde 2017 e as ações pretendidas para 2018 e 2019.  O secretário ressaltou alguns dados da pasta, como o número de unidades escolares atualmente, 32 e 31 Centros de Educação Infantil (CMEIs), que totalizam 20.593 alunos, destes, 15.089 no ensino fundamental e 5.504 nos CMEIs. 2.004 funcionários atuam na pasta atualmente.  Rogério Jung também mencionou os investimentos da secretaria em pequenas reformas nas unidades escolares, R$ 3 milhões nos últimos meses. Outro dado repassado foi quanto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nas séries iniciais (até o 5º ano), a média do país é de 5,2; de Santa Catarina 6,5 e Jaraguá do Sul 7,1, mesma média das escolas privadas do país, segundo ele. Nos anos finais o país tem média e 4,7; Santa Catarina 5,2 e Jaraguá do Sul 5,7.

Veja também

Vereador de Jaraguá do Sul pede ar-condicionado em transportes públicos
Para ele, aparelhos de ar-condicionado deveriam ser instalados em todos os ônibus
Anderson Kassner avalia atuação na presidência da Câmara
Parlamentar deixa o comando do Poder Legislativo com metas e planos realizados e atribui as conquistas ao trabalho em equipe
Saiba quem será o presidente da Câmara de Corupá em 2019
Eleição aconteceu durante a última sessão do ano nesta última segunda feira, 10
Câmara aprova projeto que amplia em 4 vezes pena de prisão para quem maltrata animais
Proposta foi aprovada por acordo dias depois da morte de um cachorro em um supermercado
Bolsonaro anuncia Ricardo Salles como novo ministro do Meio Ambiente
Na campanha eleitoral, Bolsonaro falou que reduziria as 29 atuais pastas do governo Michel Temer (MDB) para 15
Natália Lúcia Petry é homenageada com a Placa Destaque Esportivo Padrão de Excelência
A Professora levou Santa Catarina aos olhos do mundo