Pilates, muito mais que se alongar

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Li um estudo que me chamou muito a atenção pelo fato de falar sobre o Pilates. O estudo analisa o feito da técnica na reeducação postural em poucas aulas. Em um trabalho realizado na Bahia, Salvador, com uma jovem mulher, realizaram avaliação postural através de um sistema computadorizado que detecta as principais alterações posturais, ensinaram a técnica e iniciou-se a pratica das aulas. Após algumas sessões observou-se uma resposta bastante favorável quanto às alterações corporais apresentadas. 

Minha alegria ao lê-lo por completo foi a comprovação que Pilates não é só alongamento como muitos pensam e nem, muito menos, uma pratica respiratória para a hora do parto. Pilates é a capacidade que o ser humano tem de se mover com conhecimento e domínio do próprio físico, apresentando uma completa coordenação do corpo e mente, utilizando princípios específicos para promover a integração entre eles com controle dos movimentos, sem levar a pessoa à exaustão. Eu sou suspeita em falar de Pilates, mas o método, quando bem aplicado, entende muito mais de pessoas do que de exercícios. Tudo que é realizado em uma sessão é baseado nas necessidades especificas, pois para se trabalhar uma boa postura, a pessoa, numa posição em pé, deve exigir o menor empenho da musculatura e dos ligamentos para administrar os segmentos corporais. É necessário mobilizar ou estabilizar um corpo de acordo com o estilo de vida e da consciência do corpo que cada um traz consigo, pois, a diversidade de problemas é infinita.

O método é muito além de um alongamento, são exercícios realizados que fornecem forças compressivas e descompressivas necessárias para melhorar a nutrição nas articulações e cartilagens, reduzindo o risco de degeneração. A força concêntrica e excêntrica exercida na musculatura, ao mesmo tempo em que, recruta as fibras musculares aumentando a força muscular, também promove o ganho de flexibilidade, permitindo liberdade ao se movimentar, sem amarras.

A mudança corporal nesta técnica quando bem executada e bem orientada, tem um efeito rápido devido ao fato de cada exercício ser praticado em angulações especifica e com precisão de cada movimento, condicionando o corpo físico e mental. Os desequilíbrios posturais provocam dores e alterações significativas na estrutura esquelética muscular e com certeza não serão apenas exercícios de alongamento que manterão uma pessoa em pé sem exigir que o corpo se ajuste. Somos um mecanismo que funciona sem início e fim e é necessário ir além para manter tudo funcionando. É necessário base e estrutura. Tenho certeza que quando Joseph Pilates contrariou a sua forma física debilitada, e como solução de seus problemas utilizou a pratica de atividades físicas e criou o método Contrology, idealizou muito mais que um simples exercício de alongamento, e é assim que devemos começar a enxergar o método Pilates.

Fisioterapeuta Andreia Chiavini, Fisiologista do Exercício, Certificada em Pilates Mat Work, Pilates Clássico e contemporâneo, Pilates Avançado em Coluna Vertebral, Pilates Suspensus, Pilates Funcional, Pilates Para Gestantes, Biomecânica do Pilates, Pilates Clinico, For Weight Loss, RPG, Educação Somática e TRX.

Por: Andreia Chavini - Fisioterapeuta

Clínica Ser Unidade Centro: Rua Coronel Bernardo Grubba, 62 - Centro
Fone: (47) 3371 6022 / (47) 99963.6882
Clínica Ser Unidade Barra: Av. Parque Malwee, 70 ? Barra do Rio Cerro
Fone: (47) 3273 1735 / (47) 99963.6881
Instagram: andreiachiavinipilates
Facebook: Andreia Chiavini Pilates e TRX

Veja também

Dentista jaraguaense comemora quarenta anos de atividades dedicadas à saúde bucal
Seu consultório é um dos mais tradicionais e reúne pacientes fiéis
Dr. Neto José Santos comemora 30 anos lapidando sorrisos em Jaraguá do Sul
Com mais de 5.000 casos ortodônticos tratados, foi o pioneiro da ortodontia na cidade
Lentes de contato dental: tudo o que você precisa saber
Quais os benefícios?
Câncer de próstata pode matar cerca de 13 mil homens apenas neste ano
Campanha chama atenção à saúde masculina
Terapia manual: uma alternativa para tratamentos ortopédicos
Abordagens diferenciadas para restabelecer a função do tecido
Conhecendo os mitos e verdades sobre a flacidez da pele com Dr. Rodrigo Agacy
A flacidez surge quando a pele perde sua elasticidade