Personagens de Jaraguá do Sul: O fotógrafo apaixonado pelo universo das imagens

Por: Eduardo Klemtz Foto: Douglas Oliver
Compartilhe

A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las. Fotografia nada mais é do que um cálculo onde as variáveis de soma são luz e criatividade, elevadas a paixão daquele momento. É com essa reflexão, que vamos conhecer a história de um dos fotógrafos mais experientes e respeitados em Jaraguá do Sul. Flavio Motoaki Ueta tem 63 anos e é apaixonado por fotografia e a história por trás das imagens. "Comecei a estudar fotografia por influência da família. O meu pai e os meus tios já trabalhavam na área e isso me influenciou bastante. Procuro ler muito a respeito da evolução de imagens, além de outros assuntos gerais. Gosto também de ver noticiários e filmes na televisão. Curto também fotografar tudo que é diferente como o cotidiano, o dia a dia da cidade que eu amo e vivo", revela Ueta.

Trabalhando para casamentos, aniversários e outros tipos de celebrações, Ueta afirma que não possui preferência por nenhum evento quando a questão é o job. "Trabalho bastante com a fotografia social (casamentos, pré-weddings, aniversários) e eventos diversos, como empresarial, religiosos, etc. Incluindo também a evolução na área de vídeos com a chegada das câmeras mirrorless (sem espelho), que facilita muito as filmagens, assim como capturar ou fotografar em ambientes diversos. Não acho que eu tenha uma preferência por algum tipo de trabalho, gosto de estar sempre me desafiando. Em minha opinião, para ser um bom fotógrafo, além de gostar da fotografia, a pessoa deve ter muita paciência, ética e estudar muito sobre o equipamento fotográfico, iluminação, ótica, etc. Importante: não prometer o que não se pode cumprir", salienta.

Flavio Ueta adiciona que o ponto forte de qualquer fotógrafo é o estudo. É necessário estar sempre se desafiando através de pesquisas, cursos e conhecendo mais sobre um universo que usa a imagem como a sua principal linguagem. "Hoje em dia um bom curso de fotografia digital é essencial. Anualmente são lançados novos equipamentos, acessórios, softwares. É uma profissão em constante mudança e se faz necessário na medida do possível o acompanhamento. Para quem quer ser um bom fotógrafo, procure investir sempre em um bom estudo de fotografia e edição de imagem e mantenha-se informado nas novidades e lançamentos na área. Procure também ficar informado em formação de preços, custos, se necessário abrir uma MEI (Micro Empreendedor Individual) para atender empresas e órgãos públicos, para obter o CNPJ e para poder emitir nota fiscal", explica o profissional.

Conhecido também por estar sempre ensinando aspirantes a fotógrafos com os seus workshops pela cidade, Ueta não deixa de destacar que a caminhada pode ter obstáculos, mas que todo o sacrifício é válido após ver os resultados. "Para os amantes da fotografia, admirem e procurem saber como uma fotografia foi capturada, que técnica foi utilizada e procure sempre se manter informado em novidades e lançamentos através das revistas, internet e sites especializados. Procure também se possível ter um computador/notebook em bom estado para poder baixar e editar as fotos da sua câmera. Se você achar que está pronto para trabalhar profissionalmente, respeite os seus concorrentes, eles não são seus inimigos, são colegas de profissão", encerra.

Veja também

Conheça a rotina da Musa Fitness de Jaraguá do Sul
A beldade afirma que mudar sua rotina vai exigir muita determinação e foco
Revista Nossa entrevista Mona Santana: um bate papo franco sobre a vida de uma modelo
Ela é linda, cheia de carisma e fala o que pensa!
DJ Lucas Nascimento é a nova promessa da música eletrônica
Jaraguaense tem apenas 20 anos e já é destaque como um dos profissionais mais talentosos da região
Especial Dia das Crianças: Uma pequena com mil e uma utilidades
Yasmin Wilbert de Souza é a exemplificação de uma criança saudável, divertida e sempre de bem com a vida
A história da catarinense que se transformou graças ao esporte
Apaixonada por corrida, Natiele Ribeiro é exemplo de dedicação e garra
Charme e simpatia: Conheça a Miss Mirim jaraguaense Nicole Nunes dos Santos
Ela tem oito aninhos e esbanja beleza, inteligência e muita alegria