Novo episódio do documentário Jaraguá do Sul 2026 fala sobre as tradições, influências e manifestações culturais da região

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Jaraguá do Sul é uma cidade muito bem servida de opções culturais, mas grande parte da população tem dificuldade de entender o que é cultura. No novo episódio do Jaraguá do Sul 2026, Gilmar Moretti mostra um pouco das diversas manifestações artísticas e chama atenção para a influência da cultura nos aspectos cotidianos, como alimentação e vestuário.

O vídeo contou com a colaboração de diversos artistas da cidade, de fotógrafos a produtores culturais, de músicos a atores, e muitas imagens de arquivo e até o documentário Vale Tombado foram utilizados para retratar as diferentes formas de expressão cultural. Eles cederam gentilmente suas imagens, sons, e sua arte para apoiar o projeto Jaraguá do Sul 2026.

Teatro, dança, música, circo, literatura, orquestra, cinema, patrimônio material e imaterial, artesanato, artes visuais, grafite, games, gastronomia, festas típicas alemã e italiana, tradições húngaras, polonesas, indígenas, afro-brasileiras. Deste rico caldeirão, o Escritório de Cinema extraiu um episódio que estimula a população do Vale do Itapocu a valorizar a cultura e a arte da região. Afinal, ela movimenta a economia, gera renda e emprego.

Os artistas que contribuíram para a produção deste minidocumentário foram Samuca Chiodini, Fred Paiva; as bandas Musical JS, Pedra no Rim, Al Diaz, Damn Niuves; os artistas plásticos Vera Triches, Tito Hille, Sergio Canfield; os fotógrafos Cesar Castro, Piero Ragazzi, Chan We Art, Thays Magalhães, Denis Natan, Tais Urquizar e Maikon Barbi; os produtores audiovisuais Barbara Elice e Núcleo Audiovisual da Aldeia Piraí, Nelson Curica Farias de Campos. Também houve colaboração da loja Game Mania, da CCO da Schützenfest e equipe das Sociedades de Tiro, da SCAR, e do Sesc.

O projeto

Os vídeos do Jaraguá do Sul 2026 são publicados na página www.facebook.com/jaraguadosul2026 e também no canal www.youtube.com.br/escritoriodecinema. Ao todo já são 15 vídeos, publicados desde julho de 2016, que tratam sobre temas cotidianos de Jaraguá do Sul e região. O projeto convida a população a refletir sobre a cidade e participar do desenvolvimento de Jaraguá do Sul até o aniversário de 150 anos, em 2026.

O movimento Jaraguá do Sul 2026 não recebe recursos público e é realizado pela produtora Escritório de Cinema com o apoio do Observatório Audiovisual.

Veja também

Programação do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul deve ser exibida em Corupá
 Corupá será a primeira cidade a receber o festival
Fujama abre exposição em Jaraguá do Sul
O acesso é livre e gratuito
Fenômeno entre as crianças, youtuber Luccas Neto se apresenta em SC
O youtuber produz conteúdo de entretenimento para o público infantojuvenil
Jaraguaense será apresentada como musa do Camarote do King no Carnaval do Rio de Janeiro
Os foliões terão novidades na área vip da Marquês de Sapucaí
1º Open Fest Artistic de Jaraguá do Sul acontece em março!
Confira as atrações
Femusc tem programação para todos os gostos com grandes clássicos da música erudita
O Femusc oferece aos espectadores a oportunidade de acompanhar a execução de grandes clássicos da música erudita em formações inéditas