Maria Fumaça iluminada visita Jaraguá nesta sexta-feira

Por: Revista Nossa Foto: divulgação
Compartilhe

A magia do Natal deve tomar conta da cidade na noite desta sexta-feira (21), às 21h30, quando está prevista a chegada da Maria Fumaça iluminada na antiga estação ferroviária, no Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas. Será um espetáculo para todas as idades.

Viabilizado pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o roteiro do projeto 'Nos Trilhos do Natal 2018' nesta semana percorre municípios do Norte Catarinense. Antes da parada em Jaraguá do Sul, a locomotiva a vapor com luzes natalinas passa por Joinville e Guaramirim. A locomotiva permanecerá estacionada na estação durante toda a noite de sexta-feira (21). No sábado, o trem parte para São Bento do Sul.

De acordo com o diretor de Turismo do município, Marcelo Schiochet Nasato, a passagem da locomotiva iluminada por Jaraguá do Sul faz parte das tratativas para a reativação dos nostálgicos passeios pelos trilhos da estrada de ferro, iniciadas em junho de 2017. Em agosto do ano passado, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, se reuniu com a administração da Rumo Logística, em Curitiba.

Segundo Nasato, esse tipo de roteiro deixou de ser realizado na cidade há duas décadas. "A reativação dos passeios de maria fumaça só aconteceu em 2018 por motivos técnicos. Mas já é uma conquista o trem vir para cá", comemora o diretor de Turismo. "Este é o primeiro passo para a retomada dos passeios turísticos de trem no município, que deve ocorrer a partir de março de 2019", antecipa o diretor.

Sobre a retomada dos passeios turísticos, em março do próximo ano, Marcelo Nasato explica que o processo para as definições finais está em elaboração. Segundo o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, ainda falta regulamentar a operação da Maria Fumaça junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ainda de acordo com Marlon, por enquanto está definido que a locomotiva a vapor seguirá pelos caminhos de ferro nos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá, que totalizam cerca de 18 quilômetros.

Modelo restaurado é único em operação na América do Sul

O restaurador Everaldo Pilz conta que a Maria Fumaça de exibição é um modelo Mallet 204, construído na Filadélfia, nos Estados Unidos, datado de 1950. Afirma que o país chegou a ter 5 mil unidades a vapor, antes da expansão do sistema rodoviário. Ele também confirma que a desativação desse tipo de passeio na região ocorreu há cerca de 20 anos.

"Hoje só existem três máquinas a vapor do modelo Mallet 204 no Brasil, e estão em Santa Catarina. Essa que vai passar por Jaraguá do Sul é a única em funcionamento. As outras duas estão na praça e no museu em Tubarão", revela Everaldo. "Esse trem (Mallet 204) é também o único em funcionamento na América do Sul", assegura Everaldo Pilz.

PROGRAMAÇÃO
Maria Fumaça
"Nos Trilhos do Natal 2018"
21/12 ? Jaraguá do Sul ? 21h30

Veja também

Contato com a natureza será grande atrativo da 4ª Caminhada Rota dos Navegantes
O evento terá início às 8h com saída do Píer do Centro de Porto Belo
Aeroporto de Navegantes encerra 2018 com recorde histórico na movimentação de passageiros
O aeroporto apresentou uma média diária de 5.289 passageiros entre embarques e desembarques e 44 operações regulares entre pousos e decolagens
Prosseguem as obras do Parque Via Verde em Jaraguá do Sul
As obras começaram no dia 7 de janeiro e estão sendo coordenadas pela Prefeitura
Família busca informações sobre catarinense desaparecida em Portugal
Consulado-Geral do Brasil no Porto afirma que está ciente do caso e presta assistência consular
Parques aquáticos brasileiros fazem sucesso na Argentina
O jornal diário La Nación apresenta opções de atrativos que vão desde Camboriú a Fortaleza
Verão em SC: 9 opções para se divertir na Costa Verde & Mar
Nove opções especiais que prometem agradar todos os perfis e idades