Jaraguá é a primeira cidade a implantar a Google para Educação na rede municipal

Por: Eduardo Klemtz Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe
A Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul teve aprovado nesta semana, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 282/2018, que autoriza a abertura de crédito adicional suplementar para a secretaria no valor de R$ 3,4 milhões. O valor servirá para a implantação do Programa Google para Educação (Google for Education) nas escolas municipais. De acordo com informações passadas pela Google para a Secretaria de Educação, Jaraguá do Sul será a primeira cidade do Brasil a implantar o programa na rede municipal de educação e servirá de piloto para outras prefeituras interessadas. Os softwares da Google para Educação são disponibilizados gratuitamente para a rede pública. O que precisa ser comprado são os equipamentos que servem para acessar esses softwares. Serão adquiridos no ano que vem 1.290 Chromebooks e os acessórios necessários para o seu carregamento, inicialmente para alunos do 6º ao 9º ano. O Chromebook é como um notebook, mas com sistema operacional Chrome OS, que funciona totalmente baseado na rede de internet. É menor que um notebook e mais leve, pois não tem memória.


O secretário de Educação, Rogério Jung, prevê que no segundo semestre já terão acesso ao Google for Education também os alunos do pré ao 5º ano. A ferramenta tem por objetivo modernizar as salas de aula com o que há de mais atual na tecnologia educacional, sem substituir o professor ou as aulas planejadas por ele. E sim, como uma ferramenta a mais a ser utilizada. Os Chromebooks são apontados pelas revistas de tecnologia como uma das ferramentas digitais mais utilizadas em sala de aula nos Estados Unidos. A implantação em Jaraguá do Sul será feita aos poucos, com a devida capacitação dos profissionais da educação.   

Conheça algumas ferramentas da Google para Educação   G Suite - Um pacote de ferramentas de produtividade para ajudar alunos e professores a interagir de forma contínua e segura em vários dispositivos. Oferece espaço ilimitado no Drive, Gmail e Google Fotos, mais 100 GB para criar Google Sites; tem suporte 24/7 por telefone e e-mail. Não tem anúncios e é gratuito para escolas e universidades públicas; instituições particulares têm que pagar uma taxa por usuário.
Google Sala de Aula (Classroom) - você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por e-mail, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão ? dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor. O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Google Sala de Aula funciona na web.
Expeditions - O Expedições é um aplicativo educacional imersivo que os alunos e professores usam para explorar o mundo em mais de 800 tours de realidade virtual (RV) e 100 de realidade aumentada (RA). Você pode nadar com tubarões, visitar o espaço, transformar a sala de aula em um museu e muito mais sem sair do lugar.    

Veja também

Vereador Arlindo Rincos de Jaraguá do Sul é o novo presidente da Avevi
Na mesma assembleia foi feita a prestação de contas das atividades desenvolvidas pela entidade neste ano
Centro de Inovação de Jaraguá do Sul divulga marca construída em processo colaborativo
O Centro de Inovação de Jaraguá do Sul acaba de formalizar o início das atividades
Augustinho Ferrari avalia os primeiros meses no comando da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer
Esporte foi a área que mais ganhou investimentos, com destaque para a revitalização da Arena Jaraguá
Profissional de vendas jaraguaense oferece marketing a partir de uma visão global para empresas da região
Cleber Belmonte e o reforço de marca das companhias
Honrando o compromisso público
Neivor Bussolaro e o processo de desburocratização para empresas
A cultura que transforma e humaniza
Gilmar Moretti e o impacto de sua gestão na presidência da SCAR