Femusc: dez dias de música, dedicação e encantamento no maior festival-escola do Brasil

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

A música - e toda a dedicação e o encantamento que ela abraça - volta a movimentar o Norte Catarinense a partir de 24 de janeiro. Durante dez dias, o Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) coloca frente a frente cerca de 300 instrumentistas, alguns dos mais renomados professores do mundo e um público que ultrapassa a marca de cem mil espectadores.

Com cerca de 200 concertos, o evento já uma tradição na agenda cultural do Estado e, cada vez mais, tem chamado a atenção de turistas de todo o país, que, em janeiro, além das praias catarinenses, também incluem a música erudita na programação das férias. "O festival é de todos nós e nosso desafio é permanente, mas, juntos, estamos transformando Jaraguá do Sul na Capital da Música", afirma o presidente do Instituto Femusc, Paulo Polezi.

Exemplo disso é grande demanda de jovens músicos interessados em participar do festival. Para esta 14ª edição, o Femusc recebeu nada menos do que 963 inscrições provenientes de 29 países. Entre os alunos selecionados, estão representantes de 22 nações, que terão aulas com professores das mais importantes escolas e orquestras do globo. "Os números são importantes porque demonstram a diversidade oferecida, com participantes de tantos países e, ainda, 19 estados do Brasil, reunidos para trocar ideias, métodos, comparar professores e escolas e tocar junto em harmonia", complementa o diretor-artístico Alex Klein.

Neste ano, o Festival de Música de Santa Catarina segue até 2 de fevereiro. Entre as obras executadas ganham destaque 'Sheherazade', de Korsakov, e 'Don Juan', de Strauss, ambas apresentadas pela Orquestra Sinfônica com regência de Gregory Carreño.  Também fazem parte da programação duas óperas, cada uma com sua própria orquestra: 'Suor Angélica', de Puccini, e 'Os sete pecados capitais', de Kurt Weill.

Abertura

Para dar as boas-vindas a mais uma edição, o Femusc apresenta, na noite de 24 de janeiro, o Concerto de Abertura. O programa leva ao palco do Centro Cultural Scar os professores Alexandre Dossin, Per Nystron, Alex Klein e André dos Santos. O espetáculo começa às 20h30 e os ingressos, que são gratuitos, podem ser retirados na secretaria da Scar com dois dias de antecedência. A programação completa, que segue até 2 de fevereiro, será divulgada, em breve, nas redes sociais e site do evento.

Sobre o Femusc

O Femusc acontece, anualmente, na cidade de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, e, em 2019, chega à sua 14ª edição. Considerado o maior festival-escola da América Latina, o evento reúne alunos de todo o mundo que, em aulas e concertos, podem dividir o palco com alguns dos professores mais virtuoses da atualidade. O evento tem patrocínio do Ministério da Cultura e Governo Federal por meio da Lei Rouanet, da WEG e Duas Rodas e apoio das marcas Menegotti, Urbano, Engie, Raízen e Monitor. Também possui apoio institucional da Católica SC, 29 Horas, Menezes Niebuhr Advogados Associados e Prefeitura de Jaraguá do Sul. Saiba mais acessando www.femusc.com.br ou no www.facebook.com/femusc e instagram/femusc.

Veja também

Fujama abre exposição em Jaraguá do Sul
O acesso é livre e gratuito
Fenômeno entre as crianças, youtuber Luccas Neto se apresenta em SC
O youtuber produz conteúdo de entretenimento para o público infantojuvenil
Jaraguaense será apresentada como musa do Camarote do King no Carnaval do Rio de Janeiro
Os foliões terão novidades na área vip da Marquês de Sapucaí
1º Open Fest Artistic de Jaraguá do Sul acontece em março!
Confira as atrações
Femusc tem programação para todos os gostos com grandes clássicos da música erudita
O Femusc oferece aos espectadores a oportunidade de acompanhar a execução de grandes clássicos da música erudita em formações inéditas