Educação é tema de episódio do Jaraguá 2026

Por: Eduardo Klemtz Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O novo episódio do projeto Jaraguá do Sul 2026 convida a cidade a refletir sobre as mudanças entre o ensino nos anos 1930 e atualmente, as estruturas físicas e as ferramentas para aprender de hoje e de antigamente. Neste vídeo que fala de educação, o documentarista Gilmar Moretti ressalta os três principais desafios para o futuro: a valorização dos professores, o uso das tecnologias na educação de base, e o incentivo ao senso crítico.

O episódio, lançado nesta terça-feira (dia 20) no canal do Jaraguá 2026 no Facebook, foi filmado com a participação de alunos e professores. O registro aconteceu nas escolas Albano Kanzler e Machado de Assis, no prédio da antiga Escola Jaraguá, no Museu Histórico Emílio da Silva e no memorial da primeira escola da região Central.

Enquanto mantem o estilo que mistura imagens do passado e do presente, Moretti aborda a importância das boas notas no IDEB para o município, fala sobre evasão escolar e também lamenta a extinção do projeto Educador Nota Mil. O vídeo também reflete sobre a diferença entre o que é acesso à informação e o que é conhecimento.

O projeto
Jaraguá do Sul 2026 é uma websérie sobre os temas que refletem diretamente na vida da população do Vale do Itapocu, incentivando o debate e a construção coletiva. O projeto não recebe recursos público e é inteiramente financiado pela produtora Escritório de Cinema com o apoio do Observatório Audiovisual. Os vídeos são publicados na página www.facebook.com/jaraguadosul2026 e também no canal www.youtube.com.br/escritoriodecinema. Os episódios anteriores, que somados ultrapassam a marca de um milhão de visualizações, falam sobre áreas de lazer, mobilidade urbana, duplicação da BR-280, lixo e coleta seletiva, agricultura, mercado de trabalho, passeios públicos, linha férrea, a importância dos rios e representatividade política.

Veja também

Confira os dias e locais dos espetáculos sobre o Natal em Jaraguá do Sul
A apresentação A Menina, o Vento e o Natal ocorrerá no Parque de Eventos
Canteiros públicos poderão ser adotados também por pessoas físicas!
Programa Adote o Verde quer estimular o cuidado, por parte da população, entidades e empresas, com os espaços públicos
Estação Cultural está programada para amanhã em Jaraguá do Sul!
Participe.
Globo de Ouro 2019: confira a lista de indicados
A edição de 2019 acontece no dia 6 de janeiro
Prestigie a Cantata de Natal do Hospital e Maternidade Jaraguá
O evento, que é aberto a pacientes, colaboradores e público em geral, acontece no hall de entrada do HMJ
Alunos de escola jaraguaense se tornam pequenos escritores
Cinquenta e quatro alunos da Escola Marcos Emilio Verbinnen, na Estrada Nova, estão se preparando para uma noite de autógrafos nesta quarta-feira