Panorama Político com Albino Flores

Por: Albino Flores Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Situação das rodovias catarinenses

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) se pronunciou na tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre a infraestrutura das estradas no Estado.  De acordo com o parlamentar a  alta temporada está começando e o litoral catarinense recebe milhares de turistas que circulam pelas estradas no Estado. A previsão da Santur (Santa Catarina Turismo) é de que a movimentação turística vai crescer 5%, na comparação com a última alta temporada ? quando 8 milhões de pessoas visitaram o estado. ?Santa Catarina receberá mais de 8 milhões de pessoas e infelizmente essas pessoas, assim como nós catarinenses, circularão por estradas e rodovias precárias? salientou Caropreso.

VELHA POLÍTICA

Práticas da velha política precisam ser abandonadas pelos eleitores. Nas recentes eleições, candidatos foram mais uma vez importunados por eleitores ávidos por  ganhar alguma coisa em troca do voto.Os pedidos foram os mais diversos: pagamento de contas atrasadas, gasolina, materiais de construção e principalmente dinheiro. Só pra lembrar: Brasil só vai mudar quando o Povo mudar.

Abastecimento de água

O vereador e presidente da câmara de Guaramirim, Ernesto Friedemann (PP), estabeleceu para o início do próximo ano, encaminhar uma proposição para o executivo solicitando a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água ? ETA no Bairro Bananal do Sul ou no Bairro Guamiranga. O vereador disse que o município está crescendo muito nestes bairros e a estação de tratamento fica no início da cidade dificultando o abastecimento de água. Confirmou que agora são duas as ações que vai buscar no início de 2019, a demolição da represa e a construção desta nova ETA.

Ex-prefeito Pé quente? 

Os dois candidatos apoiados por Bertoldi se elegeram,.

A grande surpresa das eleições em Jaraguá do Sul foi por conta do novato Fabio Schiochet (PSL) que recebeu uma excelente votação para deputado federal, superando o veterano Chiodini em mais de 3.300 votos na cidade.   Com o novo cenário político, o ex-prefeito e Pediatra Dr. Moacir Bertoldi sai fortalecido para a sucessão de Lunelli na corrida pela prefeitura. Bertoldi foi  ainda peça fundamental na campanha do Dr. Vicente Caropreso (Deputado Estadual), ambos eleitos e que deverão retribuir apoio a Bertoldi se for candidato.

Vereador pede ar-condicionado em transportes públicos

 

O vereador Jaime Negherbon (MDB) lamentou a notícia de que uma pessoa tenha desmaiado no interior de um veículo do transporte público de Jaraguá do Sul. Ele adverte que atualmente as temperaturas durante o verão no município alcançam números muito altos e que as pessoas precisam ter o mínimo de conforto nestes veículos. Para ele, aparelhos de ar-condicionado deveriam ser instalados em todos os ônibus que fazem o transporte municipal, tal como é feito em cidades vizinhas.Negherbon também relatou que a pessoa teve que esperar por mais de meia hora o ônibus que ia do Centro em direção ao bairro Barra do Rio Cerro. O parlamentar afirmou que, pela importância e pela grande população, o bairro deveria ser melhor atendido pela empresa que detém a concessão do transporte. Ele pretende conversar com os representantes da empresa Canarinho e com o Executivo municipal para tentar sanar essas questões.

PROCURADORIA RECORRE DE DECISÃO QUE DÁ VAGA DE FEDERAL A ANA PAULA

A Procuradoria Regional Eleitoral entrou com Recurso Especial contestando a decisão do TRE que deferiu a candidatura de Ivana Lais, do PT, a deputada federal e contabilizou os votos dela, 491,  para a legenda. A decisão do pleno da corte eleitoral, pelo placar apertado de 4 a 3, resultou na ascensão de Ana Paula Lima (foto) como eleita para uma das 16 cadeiras de SC na Câmara Federal. Ricardo Guidi, do PSD, que havia sido declarado eleito depois da apuração de 7 de outubro, passa à condição de suplente se a sentença do TRE for mantida.Entre os argumentos expostos pelo Procurador, Marcelo da Mota, a tempestividade, com embargos 20 dias após o trânsito em julgado da decisão que indeferiu o registro de candidatura. Também argumenta que a intimação por mural eletrônico foi a fórmula adotada por todos os candidatos sem exceção. Isso porque, a defesa da candidata argumenta não ter sido intimada.Como já foi registrado aqui no blog, essa história promete ainda vários desdobramentos jurídicos, com final imprevisível.

O fim das Agencias Regionais

 Ao que parece as Agencias de Desenvolvimento Regionais, criadas com o nome de SDRs pelo então governador Luiz Henrique da Silveira, estão com os dias contados. Todos os candidatos ao governo deram declarações sobre a ineficiência e desperdício de dinheiro com tais estruturas, também conhecidas por serem cabides de emprego. O Novo governador, comandante Moisés, anunciou que a eliminação completa das 35 agências deve ficar para fevereiro de 2019,já que a reforma administrativa do novo governo, que também inclui outras medidas como diminuição do número de secretarias, provavelmente será encaminhada à Assembleia Legislativa só no ano que vem. Isso porque as sessões legislativas terminam nos próximos dias e não há perspectiva de tempo hábil para a tramitação.:  As ADRs de fato serão extintas, isso é um ponto definido. A desativação já vai ocorrer no primeiro ato, quando o Moisés assumir, e a extinção vem na reforma administrativa. Porque quando você desativa, você pode desativar como decreto. Se você vai extinguir, tem que extinguir com base na lei. Nossa necessidade de extinção é das atuais e das 15 desativadas pelo governador Eduardo Pinho Moreira.

 

 Vereadores celebram mutirões de cirúgias

a sessão do dia 29 de novembro, o vereador Jackson Ávila (MDB) parabenizou o deputado estadual Carlos Chiodini (MDB) pela destinação de uma verba de R$ 1,5 milhão para a realização de um mutirão de cirurgias eletivas em Jaraguá do Sul. Ávila lembra que em maio deste ano a Câmara aprovou uma moção de apelo pedindo esses recursos. Marcelindo Gruner (PTB) adverte que a saúde é um dos maiores problemas do município e explica que a verba destinada por Chiodini permitirá a realização de mais de 300 procedimentos. O vereador destaca que essa é a importância de se ter representantes da cidade e da região nos parlamentos estadual e federal.Pedro Garcia (MDB) lembra que a fila de cirurgias em Jaraguá é de mais de 1,5 mil pacientes. Deputado Fábio Schiochet visita Corupá e recebe a demanda da municipalidade

Deputado federal eleito ouve prefeitos

 

No dia 26 de novembro, o deputado federal eleito Fábio Schiochet (PSL) visitou o município de Corupá.  Além de entrevistas na imprensa da cidade, o deputado conversou com o prefeito João Carlos Gottardi onde conheceu as prioridades e necessidades mais urgentes do município.Durante a conversa com o deputado, Gottardi destacou as dificuldades que a maioria dos prefeitos tem com relação a celeridade dos projetos e na busca de recursos.O Deputado Fábio se propôs a ajudar a agilizar os processos e se colocou à disposição do executivo municipal para auxiliar no que for possível. Destacou também, que seu compromisso como deputado será com todas as cidades de Santa Catarina. Schiochet também já vistiou outros prefeitos do Planalto Norte.

Natural de Jaraguá do Sul, Fábio Schiochet (PSL) tem 30 anos, foi eleito deputado federal por Santa Catarina com 87.345 votos. Será o deputado federal mais jovem da história de Santa Catarina e um dos mais jovens do país. Empresário do ramo de comércio varejista de combustível em Jaraguá do Sul, o deputado Fábio Schiochet, tem um histórico curto na política. Sua primeira filiação partidária ocorreu em 2017. Em março de 2018, recebeu o convite para ser candidato a deputado federal pelo Partido Social Liberal (PSL). Pela primeira vez, aceitou o desafio e se elegeu com votação expressiva.

 

Nova mesa diretora

A  nova mesa diretora da câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul será eleita na última sessão ordinária deste an, na próxima quina-feira, dia 20 de dezembro. O vereador Marcelindo Carlos gruner é o favorito para ficar com a presidencia.

 

O objetivo é dar segurança às pessoas

VereadorMarcelindo Gruner(PTB)solicitando iluminação noturna nos Pontos de Ônibus.

 

 

www.albinoflores.com.br

 

Veja também

Saúde e proteção do idoso são metas do segundo mandato de Dr. Vicente
Dr. Vicente vai lutar pela instalação da Comissão Permanente do Idoso
Suplentes reassumiram em Jaraguá do Sul
Os dois suplentes haviam sido substituídos pelos titulares no dia 20 de dezembro
Bolsonaro assina decreto que facilita a posse de armas no Brasil
Segundo Bolsonaro, o povo decidiu por comprar armas e munições
Governador de SC revoga o uso do nome social por travestis e transexuais em serviços públicos
O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva publicou no Diário Oficial desta segunda-feira seus primeiros vetos e projetos aprovados
Proposta que facilita posse de armas é enviada a Bolsonaro; saiba o que prevê
O texto prevê simplificar a comprovação da efetiva necessidade de posse de arma
Panorama Político com Albino Flores - Edição de Janeiro
Fique por dentro do cenário político de toda a região