Chegada da Maria Fumaça em Jaraguá do Sul terá apresentação musical

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

Prepare os sentidos! A chegada da Maria Fumaça iluminada na antiga estação ferroviária, no Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas, prevista para às 21h30 desta sexta-feira (21), será precedida de apresentação musical com repertório natalino. O evento de música que deve encher os olhos dos jaraguaenses é uma promoção da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, em parceria com a Sociedade Cultura Artística (Scar). O espetáculo começa às 21h, sob a regência do maestro e coordenador musical da Scar, Roberto Koch. Reunirá grupo de 10 integrantes, entre violinistas e cantores.


A ideia da administração municipal é propiciar um clima pré-natalino à vinda da locomotiva a vapor, que volta a correr pelos trilhos de Jaraguá do Sul após longo recesso de aproximadamente duas décadas. Será a primeira vez que os musicistas da Scar farão exibição especial na área onde funcionava a plataforma de embarque, próxima aos trilhos do trem.

Antes de chegar em Jaraguá do Sul, a locomotiva a vapor com luzes natalinas percorrerá Joinville e Guaramirim. O equipamento permanecerá estacionado na estação durante a noite. No sábado, segue para São Bento do Sul.

Vale lembrar que a programação da Maria Fumaça restaurada do modelo Mallet 204 integra o roteiro do projeto "Nos Trilhos doNatal 2018", viabilizado pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). Nesta semana, o projeto contempla municípios do Norte Catarinense.

Expectativa de reativação dos passeios
A locomotiva que voltará a circular por Jaraguá do Sul, na noite de sexta-feira, é o primeiro passo do processo de reativação dos passeios pela estrada de ferro, iniciado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul em junho de 2017, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. Em agosto do ano passado, uma comitiva do Município esteve reunida com a administração da Rumo Logística, em Curitiba, para avançar nas tratativas. A expectativa é que a retomada dos passeios turísticos ocorra em março de 2019, mediante a regulamentação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O nostálgico passeio que percorrerá os caminhos de ferro de Jaraguá do Sul e Corupá soma 18 quilômetros. 

Entre as curiosidades que envolvem a Maria Fumaça de exibição está o fato de que o modelo Mallet 204 foi construído na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1950. Das 5 mil unidades a vapor que chegaram a operar no Brasil, sobraram apenas três: a que está em funcionamento e mais duas, expostas no museu e na praça de Tubarão. A unidade com luzes coloridas que deve encantar os jaraguaenses é também a única em funcionamento na América do Sul.

O que: Chegada da Maria Fumaça "Nos Trilhos do Natal 2018", com apresentação musical
Quando: Sexta-feira, 21 dezembro, a partir das 21h
Onde: Antiga estação ferroviária (fundos) - Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas

Veja também

Contato com a natureza será grande atrativo da 4ª Caminhada Rota dos Navegantes
O evento terá início às 8h com saída do Píer do Centro de Porto Belo
Aeroporto de Navegantes encerra 2018 com recorde histórico na movimentação de passageiros
O aeroporto apresentou uma média diária de 5.289 passageiros entre embarques e desembarques e 44 operações regulares entre pousos e decolagens
Prosseguem as obras do Parque Via Verde em Jaraguá do Sul
As obras começaram no dia 7 de janeiro e estão sendo coordenadas pela Prefeitura
Família busca informações sobre catarinense desaparecida em Portugal
Consulado-Geral do Brasil no Porto afirma que está ciente do caso e presta assistência consular
Parques aquáticos brasileiros fazem sucesso na Argentina
O jornal diário La Nación apresenta opções de atrativos que vão desde Camboriú a Fortaleza