Chás dão sabor a drinques para impressionar nas festas de fim de ano

Por: Revista Nossa Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

O fim de ano vem chegando e, com ele, as muitas confraternizações que marcam o período começam a entrar em pauta. Além dos presentes, da decoração e do cardápio, quem pretende impressionar os convidados também pode surpreender até os paladares mais complexos com elegantes drinques feitos à base de chás. Isso mesmo! Versáteis, as preparações que levam infusões de ervas começam a ganhar cada vez mais adeptos e, durante o verão, são boas alternativas para oferecer sabores inusitados, além de um toque refrescante às bebidas. De acordo com a tea sommelière Helena Leigue, do Diário do Chá, uma das principais características dos coquetéis com chás é que eles podem ser rapidamente personalizados. "Essas bebidas são a maneira perfeita de combinar a hora do coquetel com a hora do chá", complementa.

No preparo, o mais importante é seguir corretamente o tempo e a temperatura indicados nas instruções do fabricante. Assim, obtêm-se o máximo dos sabores do chá escolhido. Outra dica essencial, no caso dos drinques gelados, é resfria-lo adequadamente antes de misturá-lo aos demais ingredientes. Para facilitar, vale preparar um chá concentrado e, logo em seguida, adicionar gelo ou, ainda, colocá-lo na geladeira. Na hora de servir o coquetel, a sugestão da tea sommelière é sempre optar pela taça indicada para o ingrediente base da bebida. "Se você preparou espumante com chá utilize a taça de espumante para o serviço", explica. Dessa forma, os sabores ficam enaltecidos e os coquetéis prometem impressionar ainda mais.

Receitas

Aperol com chá
1 dose de infusão de hibisco
3 doses de espumante
2 doses de Aperol
1 fatia de laranja
Gelo, muito gelo

Preparo: faça o chá na proporção de duas colheres de erva para 200 ml e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em copo ou taça, coloque o gelo, a fatia da laranja, a infusão de hibisco, o Aperol e, por último, o espumante. Depois, é só mexer.


Chá com espumante
2 doses de chá de hibisco
3 doses de espumante Brut
1 colher de chá de mel
1 fatias de laranja
Folhas de hortelã

Preparo: faça o chá na proporção de duas colheres de erva para 200 ml e deixe esfriar em temperatura ambiente. Na coqueteleira, coloque chá, mel, laranja e hortelã, adicione o espumante, agite e sirva.


Coquetel não-alcoólico
2 doses de chá aromatizado com chá preto
3 morangos
1 colher de chá suco de limão siciliano
1 colher de chá de açúcar
1 dose de água com gás

Preparo: faça o chá na proporção de duas colheres de erva para 200 ml e deixe esfriar em temperatura ambiente. Processe os morangos no liquidificador, encha uma coqueteleira com cubos de gelo, adicione chá, o purê de morango, o suco de limão e o açúcar. Agite, coe e coloque em um copo. Acrescente a água com gás.


Sobre o Diário do Chá
Com o objetivo de oferecer bem-estar aos apaixonados por chás e seu universo, o Diário do Chá transforma aromas e sabores em informação e experiências. A equipe de tea hunters da marca compartilha descobertas através do Clube de Assinatura de Chá, de um blog e das redes sociais. Para saber mais, basta acessar diariodocha.com.br.

Veja também

Receita - Polenta cremosa com ragu bolognesa
Acompanhe o passo a passo dessa receita
Faça uma deliciosa margarita de melancia
Perfeita para o verão!
Hambúrguer com carne de jacaré já está disponível na região
A carne é clara, tem sabor adocicado e conta com baixo percentual de gordura
Ceviche de tilápia: prato perfeito para qualquer refeição
Nossa Cozinha com o Chef. Tato Branco
Como fazer panqueca de carne moída: receita suculenta
Panqueca de carne moída é a receita ideal para o almoço ou jantar. Confira como fazer panqueca de carne moída deliciosa!