Veterinária Renata Luisa Leitzke afirma: A saúde do seu pet começa pela boca!

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A odontologia é uma área que vem ganhando seu espaço a cada dia mais na rotina clínica veterinária. Um dos motivos mais frequentes para a procura é o cálculo dentário (também conhecido como tártaro) e, consequentemente, halitose (mau hálito). O cálculo dentário consiste no acúmulo de placas dentárias, onde as bactérias vão se organizando e produzindo toxinas irritantes que provocam gengivite (inflamação da gengiva). Essas placas vão se acumulando e calcificando, resultando no que chamamos de tártaro. Com a calcificação, mais bactérias se aderem e passam a afetar os tecidos de suporte do dente, dificultando a preensão de alimentos, além de aumentar o risco de o animal perder os dentes afetados. E, como consequência mais grave, o local da lesão pode servir como fonte de contaminação para o organismo, com a possibilidade de atingir órgãos vitais como o coração, o fígado e os rins.

teeth_brushing_body_image

A profilaxia dentária consiste na limpeza de todos os dentes (faces interna e externa) até sua inserção na Com certeza você já ouviu esta frase, mas poucos associam ela aos nossos bichanos. gengiva e extração, se necessário. Por ser um procedimento relativamente demorado e extremamente incômodo para o animal, preconiza-se a anestesia geral para maior segurança e conforto do paciente. Logo, recomenda-se a realização de um exame de sangue completo para a avaliação dos parâmetros gerais do paciente e se este estaria apto a receber a anestesia geral. Alguns cães e gatos podem apresentar restrições, pois as condições de saúde podem oferecer um risco mais elevado ao receber a anestesia. Nesses casos o veterinário deve avaliar se o procedimento é realmente recomendado. Hoje a profilaxia dentária já se tornou um procedimento de rotina para muitos dos proprietários. A recomendação é que se faça a profilaxia a cada seis meses. No entanto, dependendo dos hábitos de escovação e alimentação, esse período pode se entender por um ano ou mais até a necessidade de repetir o procedimento.

Publicidade

feijoada-moa2

Como alternativa de prevenção e tratamento auxiliar, existem produtos no mercado pet que ajudam a prevenir e evitar o acúmulo da placa bacteriana e seu depósito na forma de tártaro. Como exemplo temos os petiscos, ossinhos artificiais, biscoitos e até rações especiais que ajudam a evitar o acúmulo de placa bacteriana. Porém, o melhor meio de prevenção é a escovação dos dentes. O ideal é que a escovação seja realizada diariamente, por um período de quinze minutos. Porém, se esta frequência não for possível, estabeleça como meta a escovação no mínimo uma vez por semana. Diferente das nossas, todas as pastas de dente de uso veterinário são produzidas para que os animais possam engolir sem causar nenhum dano de saúde. Por isso nunca use pasta de dente humana. Você pode intoxicá-lo. Também recomendo que, quando ainda filhote, você ofereça uma escova de dentes como brinquedo para que ele vá se acostumando com as cerdas nos dentes e, ao fim de cada escovação, ofereça algum tipo de recompensa para incentivá-lo a colaborar cada vez mais nas próximas escovações.

Então, se você já sentiu mau hálito ou se já viu alguma sujidade nos dentes do seu cão ou gato, procure um médico veterinário para fazer a avaliação. É ele quem irá definir qual a melhor alternativa para solucionar o problema do seu bichinho.

reale-quadrado-final Renata Luisa Leitzke Médica Veterinária

Veja também

Vacinações e vermífugos: uma forma simples de cuidado e amor
Coluna Pet com Roberta Saldanha Triviño
Veja 5 dicas para ter um relacionamento saudável
Saiba como ir ao encontro dessa relação duradoura, equilibrada e feliz
Crianças carentes de Jaraguá do Sul ganham festa e presentes de Natal
Natal Super Feliz: crianças carentes ganham festa e presentes
Revista Nossa lista 10 presentes de Natal criativos e cheios de charme. Confira!
Está sem ideias do que dar para seus entes queridos? Nós te ajudamos.
Católica SC realiza 1º Summit de Robótica
Evento é um dos maiores do Sul em número de participantes