Schützentag in Rio da Luz! Conheça a festa que vai agitar o bairro jaraguaense

Por: Albino Flores Foto: Divulgação
Compartilhe

Depois do sucesso do Schützenbaum ? no último dia 15 de setembro ?, a Comissão Central Organizadora preparou mais uma ação da pré-Schützenfest, que acontece de 8 a 18 de novembro deste ano. Trata-se do Schützentag in Rio da Luz, ou "Dia da Schützenfest", que ocorre no dia 29 de setembro, a partir das 14 horas, no Salão Barg, marcando a trigésima edição da festa. O "Schützentag in Rio da Luz", é um evento criado para rememorar o dia "fantasia" como menciona um de seus idealizadores ? Ademar Frederico Duwe. Segundo ele, foi a forma encontrada pelo grupo da época de demonstrar às autoridades que a Schützenfest poderia ser uma festa de confraternização de muito sucesso.

convite-schutzentag

O evento iniciará na na Rua Eurico Duwe, da Casa Rahn (atual Pesque e Pague Alcir) até o Salão Barg, local de realização da primeira edição da Schützenfest, em 1988. A intenção é manter a mesma ritualística da época, com desfile das sociedades participantes, majestades do tiro, acompanhado de grupos folclóricos e banda típica. As 15 sociedades de atiradores de Jaraguá do Sul, Schroeder e Corupá, participarão do evento, junto com as bandas Cia Musical Euterpe (Banda da SCAR) e Musical Melodia. O Comandante do Desfile é Marcos Edilson Minel. Durante o evento, será homenageado o empresário Ademar Frederico Duwe (Rei Benemérito), por ter sido um dos idealizadores da Schützenfest.

075ed74fe2471d145e654855138630d1

Publicidade

feijoada-moa2

Será mantida ainda a decoração da época bem como a gastronomia. No mesmo evento será realizada homenagem a todos os ex-presidentes das Comissões Centrais Organizadoras ? CCO: Balduino Raulino, Leonel Pradi Floriani, Ademar Frederico Duwe, Edelberto Schwanz, Dieter Janssen, Wilson Bruch, Ivan Pilon Torres, Gielead Siewerdt, Ronaldo Trajano Raulino, Alcides João Pavanello, Sidnei Marcelo Lopes.

Veja também

Maquete de Jaraguá em material reciclado exposta no Centro de Convivência encanta quem passa pelo local
Instalada em 66 metros quadrados, o trabalho apresenta diversos aspectos da cidade
Inauguração da Praça Pedra Branca acontece neste sábado, 24, em Jaraguá do Sul
A praça foi idealizada por Wiliham Kopsch, para que houvesse a revitalização de um espaço abandonado
Educação é tema de episódio do Jaraguá 2026
Websérie mostra os desafios de dentro e de fora das salas de aula
Músico húngaro estará em Jaraguá do Sul
O húngaro é considerado um expoente da música erudita mundial
Casal que fez parte da primeira diretoria da Scar receberá Medalha do Mérito Cultural Cruz e Sousa
Honraria da área cultural em Santa Catarina será concedida pelo Governador