Schützenbaum marca o lançamento da Festa dos Atiradores

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

O pontapé para a 30ª Schützenfest foi dado na manhã do último sábado (15), com o Schützenbaum. A concentração dos representantes das 16 sociedades e da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, das majestades, das bandas e dos integrantes da CCO, aconteceu na frente do Centro Histórico, local onde fica sediada a Diretoria de Cultura de Jaraguá do Sul. De lá, mais de 350 pessoas seguiram em marcha pela Avenida Getúlio Vargas até a frente do Museu Histórico Emílio da Silva, onde, tradicionalmente, ocorre a solenidade de instalação do Schützenbaum e o lançamento oficial da 30ª Schützenfest. Durante o trajeto, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, o presidente da CCO, Alcides Pavanello, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Augustinho Ferrari, e os demais membros da comissão entregaram os convites à população com a programação da festa dos atiradores, que neste ano será entre os dias 8 a 18 de novembro, no Parque Municipal de Eventos.

img_8169-001

Ao saudar os participantes do desfile e comunidade que parou na Praça Ângelo Piazera para assistir a cerimônia, o prefeito Antídio Lunelli enfatizou que todos os esforços estão sendo feitos para que esta edição da Schützenfest seja a melhor dos últimos tempos. Já o presidente da CCO, Alcides Pavanello, disse que a festa só tem sucesso por causa do tripé ao qual está alicerçada, formado pelos servidores municipais, pelas sociedades de tiro e pela comissão organizadora. "Temos a certeza do sucesso desta edição, porque o Schützenbaum é um termômetro do que irá acontecer em novembro", disse ele, comemorando o bom público que prestigiou o desfile.

Publicidade

kantan-gif-360x360

O Schützenbaum tem origem nas festividades do Mainbaum, promovidos na Baviera, Alemanha, e significa árvore de maio. Nestas festas, o tronco de árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. Esta festividade simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão. As festividades do Mainbaum foram adaptadas para a região e integram o roteiro da Schützenfest, tendo como significado a "árvore dos atiradores", que simboliza o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. A decoração do Schützenbaum deste ano foi idealizada pela servidora municipal e integrante da CCO, Marilene Giese, que atua na Diretoria de Turismo. "Procuramos utilizar elementos do cotidiano da festa dos atiradores", comenta Marilene. Uma das peça representa os agricultores, já que a maioria dos atiradores vivem no meio rural. Também estão representadas a música, a gastronomia, as danças e as bebidas. "Também usamos o enxaimel, para representar as nossas sociedades de atiradores, e as marcas da ACSTIV e o brasão do Município para representar a parceria que faz acontecer a Schützenfest", explica.

Veja também

Confira os dias e locais dos espetáculos sobre o Natal em Jaraguá do Sul
A apresentação A Menina, o Vento e o Natal ocorrerá no Parque de Eventos
Canteiros públicos poderão ser adotados também por pessoas físicas!
Programa Adote o Verde quer estimular o cuidado, por parte da população, entidades e empresas, com os espaços públicos
Estação Cultural está programada para amanhã em Jaraguá do Sul!
Participe.
Globo de Ouro 2019: confira a lista de indicados
A edição de 2019 acontece no dia 6 de janeiro
Prestigie a Cantata de Natal do Hospital e Maternidade Jaraguá
O evento, que é aberto a pacientes, colaboradores e público em geral, acontece no hall de entrada do HMJ