Raphael Lahr e Lucas Sfier Galdino são os urologistas em destaque na Nossa Saúde

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Maria Gonçalves
Compartilhe

Viver com saúde todas as fases da vida é um desejo comum. Mas, nem sempre possível. Por vezes, mesmo tomando diversos cuidados para transformar essa vontade em realidade, surgem doenças que exigem tratamentos complexos e que têm na tecnologia e na experiência médica suportes imprescindíveis.

com-lustres

Rotineiros, os problemas urológicos, apesar de muito associados ao sexo masculino, também podem afetar mulheres e até crianças, prejudicando a qualidade de vida. As alterações genito-urinárias, que podem aparecer em qualquer idade, envolvem cólicas renais, infecções nos rins, casos de HPB (hiperplasia prostática benigna), tumores, infertilidade e diversas outras doenças.  Por isso, fazer exames rotineiros, estar atento aos sinais emitidos pelo corpo e procurar acompanhamento médico é essencial para a manutenção da saúde urológica. Com apoio da tecnologia e de profissionais qualificados, é possível tratar grande parte dos problemas com menos dor e mais eficiência.

Publicidade

kantan-gif-360x360

Assim como outras áreas da medicina, a urologia também se beneficiou de métodos minimamente invasivos para tratar problemas nos rins, uretra, próstata e bexiga. Em Jaraguá do Sul e região, conforme os urologistas Raphael Lahr e Lucas Sfier Galdino, essas cirurgias já são realidade. Apresentando cortes menores e menos danos aos músculos e tecidos, elas proporcionam uma recuperação mais rápida e saudável.

Segundo Lahr, em geral, todos os pacientes podem se submeter ao procedimento, que tem resultados significativos tanto para suspeitas de câncer e tumores nos órgãos do sistema urológico, quanto para cálculos renais. "O procedimento com pequenos cortes proporciona uma série de benefícios. O tempo médio de internação cai pela metade e, se em uma cirurgia aberta o paciente leva em torno de 45 dias para retornar por completo às atividades, com a minimamente invasiva pode voltar à vida normal em apenas duas semanas", destaca.  O método também diminui o risco de sangramento e a necessidade de transfusão de sangue. Por utilizar câmeras que ampliam em até 20 vezes a região a ser tratada é considerado mais preciso e seguro.

Os mesmos benefícios são atrelados à inovadora cirurgia robótica de câncer de próstata, que foi realizada, pela primeira vez com paciente da região, pelos médicos do Uro Centro. No município, eles estão entre os poucos médicos habilitados para realizar esse tipo de procedimento, considerado o que existe de mais moderno quando o assunto é cirurgia minimamente invasiva.  De acordo com Galdino, no procedimento, as imagens fornecidas pela câmera são em três dimensões, com uma ampliação ainda maior e com mais nitidez. "As pinças fazem movimentos em 360 graus, o que facilita determinadas ligações", complementa Lahr.

PREVENÇÃO Apesar de os problemas urológicos afetarem também mulheres e crianças, são os homens os mais acometidos. Paralelamente, eles acabam dando menos atenção à prevenção, o que traz gravidade aos casos. Por isso, é essencial incentivar os cuidados com a saúde, diminuindo a resistência e o preconceito do sexo masculino em procurar ajuda e tratamento médico. "Quanto mais cedo a consulta ao médico ocorrer, maiores as chances de cura e de evitar dores e desconfortos futuros", destacam.
Publicidade

clinica-agacy-e-passini-400x220

NOVA CLÍNICA Inaugurada recentemente, a nova clínica Uro Centro está localizada na Rua Amazonas, 75, na região central de Jaraguá do Sul. O espaço conta com o que há de mais moderno em equipamentos. Para saber mais, basta acessar as redes sociais ou entrar em contato pelo telefone (47) 3084-0003.

Sobre Raphael Lahr Urologista - CRM SC 15336 / RQE 12374 Formou-se em 2008, pela Universidade Federal do Paraná, com residência em Cirurgia Geral no Hospital Municipal São José na cidade de Joinville e residência em Urologia no Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba - PR. Possui formação voltada para os mais modernos equipamentos utilizados em Urologia, com capacitação para a realização de cirurgias endourológicas (uretrotomia interna, cistolitotripsia a laser, ureterolitotripsia semi-rígida e flexível, Resseção Endoscópica da Próstata e Bexiga com utilização de laser, cirurgia renal percutânea para tratamento de cálculos renais); cirurgias videolaparoscópicas (nefrectomia radical e parcial, pieloplastia, marsupialização de cistos renais e prostatectomia radical por câncer de próstata) além de procedimentos como postectomia (para correção de fimose), correção de hidrocele, varicocele, tumores de testículos e tratamento de disfunção sexual masculina, ejaculação precoce e incontinência urinária masculina e feminina.

Sobre Lucas Sfier Galdino Urologista - CRM SC 24257 / RQE 14678 Urologista com experiência em endourologia, laparoscopia, transplante renal e ultrassonografia em urologia com biópsia. Possui graduação em Medicina pela Faculdade Evangélica do Paraná. Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba e em Urologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba. Participa ativamente como sócio titular da Sociedade Brasileira de Urologia através de cursos, além de congressos, cursos práticos, seminários, fóruns e eventos científicos.

Uro Centro Jaraguá Rua Amazonas, 75, Centro - Jaraguá do Sul (47) 3084-0003 / (47) 99950-1531 urocentrojaragua@hotmail.com Facebook: facebook.com/urocentrojaragua/

Veja também

Cirurgia plástica no nariz também ajuda a respirar melhor
Dr. Marcio Freitas comenta sobre um dos procedimentos mais procurados no Brasil
Nutricionista Gabriela Cecili Tomasi ensina como evitar a disfunção intestinal
O que comemos diz muito a respeito de como estamos
A mudança física em busca da saúde mental
A psicóloga, Pâmela Lorencetti alerta: cirurgia bariátrica envolve muito mais que mudanças nos hábitos alimentares
"Super massagem" chega a Jaraguá do Sul
Centro de Estética Fran Sadzinski oferece com exclusivadade a Drenamax
Inovações da medicina ajudam no bem-estar e autoestima
Dra. Glauce Gaziri está sempre buscando por novidades na área de dermatologia