Plástica mamária na adolescência

Por: Rodrigo Agacy e Ana Paula Passini Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

banner_dam_360x344px

A.do.les.cên.cia: O período da vida humana que começa com a puberdade e se caracteriza por mudanças corporais e psicológicas, estendendo-se, aproximadamente, dos 12 aos 20 anos." Dicionário Aurélio. Quando as meninas começam a passar pela puberdade e seus corpos começam a mudar, elas têm que aprender a lidar com a imagem corporal e auto-estima. A maioria quer ser aceita por seus amigos e é, muitas vezes, influenciada pelos meios de comunicação sobre sua forma física. Pesquisas já mostram que cerca de 40% das meninas já estão tentando perder peso na adolescência. Muitas se sentem agoniadas sobre o desenvolvimento da mama, preocupadas com o fato dos seus seios ficarem muito pequenos e, até mesmo, tentam convencer seus pais a permitir que elas tenham um aumento de mama antes de terem terminado seu completo desenvolvimento corporal.

interna-2

O desenvolvimento das mamas pode começar cedo, como nos 8 anos de idade, ou tarde, aos 13. Se os seios continuam a crescer e tornar-se muito grandes é preciso ter mais atenção. Normalmente, o processo de desenvolvimento dos seios pode levar de 3 a 5 anos, e até 10 anos para algumas mulheres. Durante o tempo em que a mama está se desenvolvendo, as meninas podem experimentar uma dor do peito e sensibilidade, e a pele pode começar a coçar, uma vez que está se esticando.

Publicidade

anuncio-goretti

O ideal é operar estruturas que tenham completado seu desenvolvimento. O desenvolvimento das mamas responde a alterações hormonais que podem ocorrer até os 20 anos. A decisão se torna mais difícil no caso de aumento de mamas com silicone. O procedimento é simples, o risco cirúrgico embora pequeno, existe. Haverá uma mudança permanente no corpo, numa paciente instável emocionalmente. Alterações de caráter psicológico como insegurança, baixa auto-estima, necessidade de ser aceita socialmente pode estar falsamente atribuída ao tamanho das mamas. Após a cirurgia nada terá mudado, a não ser o tamanho do sutiã e a decepção poderá será grande. Portanto, o ideal no caso de cirurgia plástica de mama, tanto na redução como no aumento, é aguardarmos o desenvolvimento final das mamas e operá-las após os 18 anos de idade

Veja também

Conheça as candidatas ao reinado da 31ª Schützenfest!
Musas que tiram o fôlego
Com a CoolsmoothPRO, se prepare para dar adeus ao culote!
O novo aplicador da tecnologia Coolsculpting foi idealizado especialmente para tratar essa parte do corpo
Profissional de Educação Física, Camila Lemke, arrasa em ensaio sensual no estúdio da Revista Nossa
Confira as fotos e conheça a beldade
Como e por que manter a autoestima em tempos de crise?
Comece a girar o mundo a seu favor
Resurfacing a laser: pele suave como uma seda
Tratamento combate o envelhecimento