Parque Morro dos Stinghen é aberto para visitação em Jaraguá do Sul

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente abrirá o Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen para visitação pública a partir do mês de fevereiro. A informação é do biólogo Christian Raboch Lempek, da Gerência de Educação Ambiental, destacando que a intenção é manter um cronograma de visitações sempre no último sábado de cada mês de 2018.

Publicidade

2obanner_vallsa_360x344px

Experiência neste sentido já foi feita em setembro de 2017, quando aproximadamente 20 pessoas participaram do passeio pela trilha ecológica do Parque Natural, numa ação da Festa Anual das Árvores. "A intenção é levar grupos de munícipes para conhecer as instalações e fazer um passeio pela trilha, com aproximadamente 1,1 mil metros, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do parque para a conservação da fauna e flora local", explica o biólogo.

visita-morro

Desde março do ano passado, o Parque integra o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC ? Lei Federal 9.985/2000), sendo um conjunto de todas as unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais, de diferentes categorias, cujo objetivo é potencializar o papel das unidades de conservação, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada, assegurando que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais.

Publicidade

comprar-carro-batido

O Parque com área de 41 hectares, foi criado pela Lei ordinária, 7180/2015, de 18/12/2015, e está localizado na área rural do município, com acesso no limite entre os bairros Barra do Rio Molha e Barra do Rio Cerro (Rua Francisco Stinghen). O Parque é a primeira Unidade de Conservação Pública do Município e do Vale do Itapocu, criando um importante cinturão verde, que cerca Jaraguá e segue do Morro da Boa Vista até a região da Pedra Branca. Tem como objetivo a preservação da Mata Atlântica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades guiadas de educação e interpretação ambiental em contato com a natureza, além da soltura de animais selvagens resgatados pela Fujama. Trabalho da Fujama no local identificou 113 espécies de aves.

Publicidade

levie-quadrado

Conforme Christian Raboch Lempek, as visitações serão gratuitas e os interessados devem preencher a ficha de inscrição online. A programação terá início sempre às 8h30 e previsão de término para as 10h30. O passeio pela trilha ecológica tem grau de dificuldade fácil. Além de abrir o Parque para o público em geral, a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente vai intensificar a visita com estudantes do município, complementando as ações de educação ambiental nas escolas.

Cronograma: 24/02 24/03 28/04 26/05 30/06 28/07 25/08 29/09 27/10 24/11

Mais informações com Christian Raboch Lempek, pelos fones 3273-8008 e 99608-6994.

Veja também

É hoje! Schützenfest comemora 30 anos com grande festa
A expectativa é que o público desta edição supere o de 2017
Santa Catarina recebe pela 11ª vez o título de melhor estado do Brasil para viajar
O estado conquistou a preferência dos viajantes em outras cinco categorias
Parque Malwee comemora 40 anos em setembro
Referência nacional em preservação ambiental, o Parque Malwee comemora 40 anos nesta quinta-feira
Conheça os 2 pontos turísticos que encantam em Jaraguá do Sul
Lugares que todo jaraguaense ama e indica
13ª Noite da Ilha do Restaurante Arweg acontece nesta sexta-feira, 17
Jantar temático a base de frutos do mar já é um dos eventos tradicionais da região