O sucesso e a cautela

Por: Carlos Chiodini Foto: Divulgação
Compartilhe

A gestão pública é responsável, resumidamente, por empregar os recursos em benefício de toda a sociedade que, por sua vez, tem todo o direito e dever de cobrar serviços com cada vez mais eficiência, transparência e planejamento. Infelizmente, essa não é uma realidade em grande parte dos Estados. Pela crise que assolou o país nos últimos anos e, principalmente, pela gestão inadequada e displicente, muitas unidades federativas estagnaram ou mesmo regrediram.

Publicidade

shalojn

Dois levantamentos, divulgados em setembro, mostram que Santa Catarina está na contramão das adversidades. No estudo que foi realizado pela Macroplan, o Estado aparece líder em desenvolvimento econômico por ter a menor taxa de desemprego, melhor distribuição de renda, menor porcentagem de pessoas abaixo da linha da pobreza e maior número de empregos formais. No ranking geral, Santa Catarina desponta em segundo lugar, atrás apenas de São Paulo.

No Ranking de competitividade dos Estados, relatório elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), Santa Catarina aparece como o segundo Estado mais competitivo no país, novamente atrás de São Paulo. Merece destaque a evolução na pontuação catarinense, passando dos 74,3 em 2016 para 77,2 em 2017, enquanto a média nacional caiu de 50,2 para 47,9. Além disso, fomos agraciados com o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional, valorizando o trabalho que vem sendo realizado para elevar o nome do Estado no mercado externo.

Publicidade

comprar-carro-batido

Embora felizes com o reconhecimento, sabemos que ainda podemos melhorar em todos os aspectos e que este é só o começo. Essas avaliações são necessárias, principalmente por mostrarem as áreas que carecem maior prudência. Não permanecer na zona de conforto é o primeiro passo na busca de desafios ainda maiores e soluções positivas e permanentes. Com trabalho sério, ouvindo as demandas da sociedade, com ferramentas de gestão que assegurem qualidade e transparência, conseguiremos resultados ainda mais perenes e prósperos.

carlos-chiodini-1-1

Por: Carlos Chiodini Secretário de Desenvolvimento Sustentável

Veja também

Dois anos de SC+ Energia
Os primeiros resultados já começaram a surgir.
O meio ambiente no desenvolvimento econômico
Porque investir na proteção de áreas naturais garante a sobrevivência econômica
De multinacionais a startups
O caminho inverso
Economia colaborativa
Uma das principais tendências de consumo da atualidade
A importância do saneamento básico para para o desenvolvimento
Projeto ajuda a aumentar a qualidade de vida no Estado