Milonga Argentina

Por: Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

mainbanner_feijoadadomoa_728x90px

A palavra milonga tem dois significados: pode ser um ritmo que se dança mais rápido que o tango tradicional e, coincidentemente, é também a denominação dos salões onde as pessoas vão dançar em Buenos Aires. Na Argentina o local onde as pessoas vão dançar tango, o salão de bailes, é também chamado de milonga. Neste mesmo local são dançados ambos os ritmos. A milonga Argentina herda do tango a estrutura de seus passos e figuras. No tango o passo básico é de oito tempos e a milonga abrevia em seis, porém a estrutura é muito parecida e, aos ouvidos de um leigo, é quase imperceptível a diferença entre os dois ritmos. Contudo, a diferença se dá no fato de milonga ser mais rápida e compassada. Quase todas as milongas têm classes de tango com professores antes de se iniciar a milonga (local das danças). Mas fica a dica: as aulas em escolas são importantes para aprender estruturas da dança como enfeites, adornos e repertório. E na milonga é para praticar e bailar o que se aprendeu com liberdade e criatividade.

milonga-tango-auckland-arts-festival

Milonga e suas peculiaridades (Códigos e regras): As seleções musicais são chamadas de tanda, que são quatro músicas, e entre as tandas é tocado um fragmento musical que se denomina cortina. Em algumas milongas tradicionais os homens sentam de um lado do salão e as mulheres de outro.

Publicidade

banner-viajare-2

Interessante: O cabeceio Para convidar uma mulher para bailar o homem usa o "cabeceio" de longe. Se a dama concorda, o homem se levanta e vai ao seu encontro. Esse sistema evita que o homem receba uma negativa explícita da mulher e fique constrangido tendo que voltar para a cadeira. Se a mulher rejeita o seu convite, simplesmente desvia o olhar e disfarça. Deve-se evitar falar ao dançar, e habitualmente se dança uma tanda (quatro tangos) com a mesma pessoa. Entre cada música há uma pausa para conversar e escutar a próxima música, para assim se preparam para dança-la. Os casais sentam geralmente em uma parte separada e bailam sempre juntos. Mas há também aqueles que chegam juntos e sentam separados e bailam com outros como se fossem solteiros, sem problema algum.

Veja também

Jaraguaenses na música: Viocello faz primeira apresentação aberta ao público em setembro
Duo comemora primeiro ano da marca com duas apresentações na SCAR
Lançamento da exposição 'Entre Cores' de Regina Bittencourt acontece nesta quarta (6)
A artista plástica abre para visitação com um coquetel especial
Colégio Marista realiza mais uma edição da Cantata de Natal
O evento acontece dia 30 de novembro e 1º de dezembro
A paixão pela poesia cantada
Lilian Tomazelli encanta por onde passa com sua voz e carisma
Atriz jaraguaense é indicada ao prêmio Gralha Azul de Curitiba
Thaysa Petry Lisbôa é motivo de orgulho para região