Crossfit Jaraguá promete potencializar as suas capacidades

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Maria Gonçalves
Compartilhe

Anilhas pesadas, barras, caixotes, cordas e pesos diversos podem assustar num primeiro momento, mas Richard Dreveck garante que não há segredos na execução do Crossfit. A modalidade que se tornou febre no Brasil pode ser praticada por pessoas de todas as idades e perfis, independente de já ter feito outra atividade antes ou não. "Trabalhamos com o peso do corpo e alguns acessórios, e os movimentos realizados se baseiam naqueles que realizamos corriqueiramente, como agachar, empurrar, erguer", explica.

Publicidade

fran-sadsinki

Em outras palavras, um treinamento funcional com uma metodologia diferenciada que atende aos mais diversos objetivos, como ganho de massa muscular, perda de peso, condicionamento fisico ou simplesmente capacidade de executar com mais facilidade as atividades cotidianas, já que trabalha o corpo de maneira ampla. A prática do Crossfit trabalha com 10 capacidades físicas: força, resistência muscular, potência, resistência cardio-respiratória, equilíbrio, agilidade, flexibilidade, coordenação, precisão e velocidade e Richard destaca que é possível acompanhar a rotina de exercícios já no primeiro dia.

cross-fit

"Respeitamos os limites de cada um. Ensinamos primeiro a executar o movimento, começamos sem carga e, com o tempo, a pessoa vai evoluindo, desafiando-se", frisa ele, reforçando que o importante é não ficar na zona de conforto e buscar a superação a cada dia. Richard ressalta também que as aulas possuem quatro momentos distintos. O primeiro é o da mobilidade, seguido do aquecimento e da técnica. Esse último de extrema importância, pois é quando o profissional ensina a mecânica do movimento. Tal aprendizado ajuda a evitar lesões no futuro e contribui na correção da postura no dia a dia.

Publicidade

36838721_1776002515840207_5891107379486916608_n

A última parte da aula é dedicada ao treino (WOD), que é uma série de exercícios que deve ser cumprida dentro de um determinado tempo. "Gosto de dizer que os alunos devem deixar o ego do lado de fora quando a aula inicia. Não é o colega que precisa ser superado, mas você mesmo. E todo mundo adotou esse espírito e incentiva o outro quando termina o seu treino", conta. Ele relata ainda que muita gente procura a aula por questões estéticas, mas não demora muito para que os objetivos mudem e o principal combustível para cumprir os treinos seja o desejo de aumentar a carga e terminar os exercícios em um menor tempo, ainda que não pretenda se tornar um atleta da modalidade.

Para competir profissionalmente, Richard afirma que o indicado é pelo menos um ano de atividade, com uma média de duas a três aulas por semana. Há categorias para quem está há menos tempo, mas quem define se o aluno está apto ou não a participar é o professor. Segundo ele, não basta dominar o movimento, mas é preciso conhecer bem o próprio corpo e determinadas técnicas para cumprir as diferentes tarefas. "Não adianta, por exemplo, imprimir um ritmo muito veloz no início se ao final pode lhe faltar força para concluir os exercícios. É preciso saber até onde pode ir", alerta.

Publicidade

kantan-gif-360x360

Atualmente o Brasil é o segundo do mundo em número de academias de Crossfit, com 1.050 locais, perdendo apenas para os Estados Unidos, país onde a marca teve origem e que hoje abriga mais de sete mil espaços dedicados à prática. Criado pelo ex-ginasta, Greg Glassman, o Crossfit foi inicialmente utilizado para o treinamento das forças armadas norte-americanas, tornando-se mais popular a partir do ano 2000, quando vídeos dos treinos passaram a ser divulgados na internet. Hoje para dar aulas na modalidade é preciso passar por uma formação específica na área para ganhar o certificado da marca. No Crossfit Jaraguá, Richard e outros dois professores são habilitados e ele reforça que nos horários em que o número de alunos é maior os três atuam juntos para assegurar a correção dos movimentos e contribuir para que cada um alcance o máximo de aproveitamento. "Os exercícios variam todas as aulas. O Crossfit não tem espaço para o tédio e esse é um dos pontos que desafia ainda mais os praticantes", reforça.

CROSSFIT JARAGUÁ DO SUL Rua Jorge Czerniewicz, 1120 - Jaraguá do Sul (47) 3375-2050 / 98907-8017 WWW.CROSSFITJARAGUA.COM.BR Facebook: facebook.com/crossfitjaraguadosul

Veja também

Cirurgia plástica no nariz também ajuda a respirar melhor
Dr. Marcio Freitas comenta sobre um dos procedimentos mais procurados no Brasil
Nutricionista Gabriela Cecili Tomasi ensina como evitar a disfunção intestinal
O que comemos diz muito a respeito de como estamos
Raphael Lahr e Lucas Sfier Galdino são os urologistas em destaque na Nossa Saúde
Cirurgia minimamente invasiva é realidade em tratamentos urológicos
A mudança física em busca da saúde mental
A psicóloga, Pâmela Lorencetti alerta: cirurgia bariátrica envolve muito mais que mudanças nos hábitos alimentares
"Super massagem" chega a Jaraguá do Sul
Centro de Estética Fran Sadzinski oferece com exclusivadade a Drenamax