Cirurgia plástica no nariz também ajuda a respirar melhor

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Maria Gonçalves
Compartilhe

Atire a primeira pedra quem nunca desejou mudar algo no corpo. Cada vez mais as pessoas recorrem às cirurgias com o objetivo estético. Entre as intervenções, a rinoplastia (operação para corrigir imperfeições no nariz) ocupa o terceiro lugar no ranking das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil. Porém, boa parte das pessoas acredita que o procedimento seja meramente estético. E o mito de que o paciente "escolhe o nariz perfeito" é largamente difundido.

Publicidade

goreti

O otorrinolaringologia e membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face, Marcio Freitas comenta que, hoje em dia, os pacientes que operam o nariz dificilmente se submetam ao procedimento somente pela questão estética. "A rinoplastia nada mais é do que uma cirurgia estética aliada a um tratamento funcional", esclarece. A intervenção é comumente indicada a pacientes com queixas relativas ao nariz, como, por exemplo, desvio de septo e problemas de adenoide. "O mais comum no consultório é a realização da septoplastia (correção de desvio de septo) associada com a rinoplastia. Caso não tenha um problema funcional, aí, sim, é apenas estética", diz.

fotoconsultorio

Há também os casos de reconstrução, quando o paciente sofreu algum tipo de acidente, malformações genéticas, remoção de tumores ou, até mesmo, uma correção estética para procedimento que foi mal executado ou não teve o resultado esperado. Segundo o médico, as indicações de cirurgia para quem já se submeteu à rinoplastia são para aqueles que apresentam dificuldade na respiração ou alterações estéticas nasais, como nariz torto.

Publicidade

20

Sobre a recuperação pós-cirúrgica, o especialista explica que a diferença já pode ser notada no primeiro mês. Porém, o resultado final é percebido entre três a seis meses após a cirurgia. "A rinoplastia é o procedimento cirúrgico que mais demanda paciência. Geralmente, os resultados aparecem mesmo no terceiro mês e se modificam em até um ano ou mais", esclarece.

Sobre Marcio Freitas Marcio Freitas possui graduação na Faculdade de Ciências Médicas e residência de Otorrinolaringologia, ambas pela Santa Casa de São Paulo. É também membro da Academia Brasileira de Otorrino e Cirurgia Cervico-Facial e da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. Além disso, conta com Mini-Fellow em Cirurgia Plástica da Face e Cosmetologia pela University Of Miami (Muller School of Medicine). Mais informações podem ser obtidas no site www.drmarciofreitas.com.br. O especialista também está no Facebook.

Sobre a Clínica A clínica do Dr. Marcio Carlos de Freitas atua há 18 anos em Jaraguá do Sul/SC realizando cirurgia plástica da face, bem como atendimento clínico e cirúrgico de ouvido, nariz e garganta. Também oferece grande variedade de exames na área de otorrinolaringologia.

Dr. Marcio Freitas Otorrinolaringologista - Crm 9359 Rua Donaldo Ghering, 106, Centro - Jaraguá do Sul (47) 3371-6777 / clinicamarc@gmail.com www.drmarciofreitas.com.br facebook.com/DrMarcioFreitas

Veja também

Nutricionista Gabriela Cecili Tomasi ensina como evitar a disfunção intestinal
O que comemos diz muito a respeito de como estamos
Raphael Lahr e Lucas Sfier Galdino são os urologistas em destaque na Nossa Saúde
Cirurgia minimamente invasiva é realidade em tratamentos urológicos
A mudança física em busca da saúde mental
A psicóloga, Pâmela Lorencetti alerta: cirurgia bariátrica envolve muito mais que mudanças nos hábitos alimentares
"Super massagem" chega a Jaraguá do Sul
Centro de Estética Fran Sadzinski oferece com exclusivadade a Drenamax
Inovações da medicina ajudam no bem-estar e autoestima
Dra. Glauce Gaziri está sempre buscando por novidades na área de dermatologia