Balneário Camboriú ganhará a maior roda gigante da América Latina

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
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Os empresários, Cícero Fiedler, Ricardo Fiedler e Erondi Roveda apresentaram na última segunda-feira-, em audiência pública na Câmara de Vereadores o projeto "Big Wheel", uma roda gigante que pretendem implantar na Barra Norte em Balneário Camboriú.

Confira o vídeo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=VOnaPdRr9t4

O plenário da Câmara ficou repleto, fato raro em audiências deste tipo. Igualmente raro que a aprovação foi esmagadora, sem qualquer manifestação em contrário na hora do voto. A audiência pública faz parte dos trâmites para aprovação de quaisquer projetos especiais; aqueles que por suas características não estejam previstos nas normas gerais do Plano Diretor. A "Big Wheel" se inclui nessa categoria porque a proposta é construí-la numa área onde não são permitidas edificações (encosta do morro) e sem vagas de estacionamento. A aprovação em audiência pública não garante o empreendimento, o projeto precisa ser detalhado e depois analisado pelo Conselho da Cidade e pela Câmara de Vereadores. A proposta é uma roda gigante com um parque ambiental aberto ao público. A ocupação será menos de 1% da área total do terreno de 37.531 m2.

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O investimento anunciado é de R$ 40 milhões e o propósito vender ingressos entre R$ 20,00 e R$ 30,00 o que tornaria a Big Wheel a atração paga mais barata da cidade. Esse propósito deve ser visto com reservas porque preço é fixado de acordo com a procura. Por exemplo, os empreendedores são donos do museu de cera em Gramado, onde cobram R$ 50,00 o ingresso. A proposta de uma atração turística sem qualquer vaga de estacionamento é uma inovação às práticas da cidade.

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Os empreendedores alegaram que é para incentivar o deslocamento ambientalmente correto, mas a verdade é que eles não têm como construir as vagas sem causar grande impacto ambiental e isso condenaria o empreendimento à reprovação. O secretário do Planejamento, Edson Kratz, que apenas organiza as audiências públicas, mas não participa da discussão, pensa que a roda gigante oportuniza dois debates interessantes para a cidade: o primeiro é a mobilidade alternativa por falta de estacionamento, um risco que o empreendedor assume e o segundo a possibilidade de "colar" um parque público em cada grande empreendimento que venha a ser feito na cidade.

Informações:

Empregos que serão criados: 40 diretos e 40 indiretos. Altura: 65 metros. Quantidade de cabines: 32. Capacidade das cabines: 6 a 8 passageiros. Duração da rotação: 18 minutos. Funcionamento: o ano todo com horário a definir, podendo ser também atração noturna. Capacidade máxima de atendimento: 8.000 visitantes por dia. Estrutura da roda: em aço naval com tratamento anticorrosivo, suporta ventos de até 210km/h. Ar condicionado nas cabines. Investimento anunciado:  R$ 40 milhões. Gerador para falta de energia Wi-Fi em todas as cabines e ao longo do parque. Iluminação em LED RGB (4.000 cores) sendo possível auxiliar na sinalização de grandes eventos como "outubro rosa", "novembro azul" e "réveillon".
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