Após atuar por 40 anos no Ministério do Trabalho, Márcia Vieira inicia um novo capítulo em sua vida

Por: Revista Nossa Foto: Maria Gonçalves
Compartilhe

São quatro décadas de luta e amor pela justiça que a moldaram como uma das profissionais mais respeitadas de Santa Catarina. Márcia Vieira, aos 69 anos, ainda serve de exemplo para uma nova geração de trabalhadores que buscam um dia, possuir a credibilidade e o profissionalismo da ex-servidora pública, que decidiu encerrar a sua carreira após 40 anos de história. "Atuei no Ministério do Trabalho e possuía a função de garantir o cumprimento da legislação trabalhista, em muitas áreas. Fui apaixonada pela justiça desde cedo, fazer o certo sempre foi algo inspirador, que me serve como princípio até os dias de hoje. Como fiscal do trabalho, cabia a mim, por exemplo, verificar se as empresas disponibilizavam férias, incluíam pessoas com deficiência e aprendizes, além de garantir que não existia nenhuma forma de trabalho escravo ou infantil dentro dos locais de serviço", explica.

destaque-marcia

Considerada uma servidora pública ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O órgão público em que trabalhava tem como função principal fiscalizar a correta aplicação da lei em benefício aos direitos do trabalhador. "O meu objetivo era atuar para garantir a legalidade e a razoabilidade nas relações entre empregado e empregador, assegurando, desde o uso de equipamentos de proteção individual, pelos funcionários, até a checagem de documentos comprobatórios de recolhimento de impostos, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e taxas relativas à Previdência Social pela empresa, bem como a devida assinatura da carteira de trabalho e o cumprimento de acordos coletivos trabalhistas. Resumidamente, eu adequava o local de trabalho para que todos os colaboradores garantissem os seus direitos", diz.

Publicidade

kantan-gif-360x360

Márcia Vieira conta que o seu trabalho era dividido em duas camadas. Na atuação externa, basicamente após receber a ordem de serviço, Márcia precisava se deslocar até o local e fazer a auditoria. E na atuação interna, existiam algumas áreas mais específicas, são elas: Análise de Multas e Recursos, Relações do Trabalho, Chefias de fiscalização, Superintendentes e Gerentes Regionais e Secretaria de Inspeção do Trabalho. A ex-servidora pública adiciona que o auditor-fiscal de trabalho também é um agente de transformação social, pois colabora para a erradicação do trabalho análogo ao assédio e abuso moral nas relações de trabalho.

Publicidade

casa-nova-cadeirafina

Com a sensação de dever cumprido, e colecionando momentos marcantes de toda a sua trajetória, Márcia Vieira não deixa de se emocionar quando fala sobre o seu legado. "Eu sempre vou levar comigo todos esses anos de trabalho. Não foi fácil conquistar o respeito dos jaraguaenses, mas não poderia deixar de agradecê-los por fazerem parte da minha história. Fui muito feliz durante todos esses anos em que exerci a minha função como uma cidadã que preza pela justiça e a legitimidade. Começo agora um novo capítulo da minha história, e espero que ele seja tão maravilhoso quanto o que vivi no passado. Está na hora de seguir em frente, e me sinto muito feliz em ter esta chance", encerra a ex-servidora pública.

Agradecimento especial: Leonardo Vieira

Veja também

Conheça o trabalho e a trajetória da Fotógrafa Karina Fassina
Profissional de 31 anos é apaixonada pelo mundo das imagens
Nutricionista Lidiane Atala compartilha a sua história de empreendedorismo na área da saúde
A profissional não dispensa algumas dicas mais do que necessárias para o dia a dia
Coluna Social com Fabíola Bernardes
Fique por dentro dos eventos que agitam a região
Summer Music Festival ocorre dia 9 de fevereiro, no Green Valley
Um ano é muito tempo para aguardar um dos maiores festivais de música eletrônica do Sul do país
Quem adota criança em Florianópolis tem direito à isenção de IPTU
A capital catarinense é uma das poucas cidades do Brasil a conceder o benefício
Mamãe blogueira: mostrando o lado real da maternidade
Karin Petermann possui uma vida apaixonante, mas cheia de desafios!