Ambientes Expressivos e com Personalidade

Por: Mariana e Jeanita Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

interna_eixo11_440x100px

Atualmente as pessoas buscam qualidade nos espaços em que vivem, e a arquitetura trabalha as sensações, como por exemplo, o conforto. É simples tornar um ambiente confortável, mas é necessário que ele atenda a função para que é proposto, tornando assim um ambiente mais expressivo. Os ambientes expressivos são uma das tendências da arquitetura de interiores, e eles podem ser trabalhados de diversas formas, sendo por meio dos móveis com algum valor sentimental, cores que mesclam as sensações dos ambientes, vegetação que traz o frescor e renova as energias do espaço, assim como outras formas que variam de acordo com a identidade que se quer buscar para o espaço.

expressividade

Quando se deseja criar um ambiente com identidade, é necessário primeiramente identificar qual vai ser a atividade exercida e quais são os móveis e materiais que serão utilizados diariamente. Após isso, se seleciona texturas, cores e objetos decorativos que criem um contraste com os móveis que foram escolhidos e sem esquecer de um ponto muito importante que é a iluminação. A iluminação pode ser trabalhada com tons mais frios ou mais quentes, criando cenas e dando foco a determinados elementos da decoração. Tornando o ambiente ainda mais expressivo, direcionando o olhar para os elementos mais importantes do ambiente.

Publicidade

mariamarta-mobile

lllll

Na imagem abaixo, que mostra um ambiente interno de uma residência, fica claro que o ambiente é destinado ao estudo e/ou trabalho devidos aos móveis que estão sendo utilizados. O contraste, comentado anteriormente, está presente na cor do MDF utilizado nas gavetas da mesa e no armário, e a iluminação dá destaque as prateleiras, com o uso de uma fita de LED em toda a sua extensão. Um elemento que não está presente, mas que pode ser utilizado para criar o contraste com o ambiente é a vegetação. Neste caso ela poderia estar disposta em pequenos vasos sobre a mesa de trabalho.

destaque-jeanita

Jeanita Bonato Arquiteta e Urbanista, proprietária do Eixo 11 Arquitetura e Urbanismo. (47) 3370-0070 https://pt-br.facebook.com/eixo11/

Veja também

Ninare encanta com duas novas opções de quartos Infantis. Veja!
Caroline Obenaus e Josiane Mirela Pedri se unem para a construção de projetos inspirados no aconchego
Tipos de box para banheiro: saiba como escolher o vidro ideal
Preparamos um guia com detalhes do vidro recomendado para essa área do banheiro, além da indicação de cinco tipos de box
Proma realiza workshop de mesa posta com Joe Gieseler para influenciadores digitais
Com inspiração natalina, o evento foi um convite para que os visitantes aprendessem como preparar a mesa perfeita
Verão chegando: piscina ou spa?
Coluna Arquitetura e Urbanismo com a Eixo 11
Saiba como usar os cobogós
Estilo, iluminação e controle térmico para sua casa