Adriano Spolaor avalia trabalho frente à 15ª Delegacia Regional de Polícia

Por: Priscilla Millnitz Pereira Foto: Maria Gonçalves
Compartilhe

Se fosse para resumir os dois anos frente à 15ª Delegacia Regional de Polícia, Adriano Spolaor não teria outra palavra a não ser realização. Foram certamente meses de muito trabalho e dedicação, mas ele olha para trás orgulhoso de suas conquistas. A equipe da Revista Nossa conversou com o delegado mês passado e revelamos uma série de metas alcançadas no período e importantes adequações que ele ainda pretende implementar visando atender a população com mais qualidade, dar melhores condições de trabalho aos policiais civis e, claro, diminuir os índices de criminalidade no município.

a-img_2067

Uma das principais inovações nesse sentido foi a criação da divisão de roubos e furtos. Quando da sua implantação, Jaraguá do Sul era a única cidade no Estado a contar com um departamento dedicado exclusivamente para esse tipo de ocorrência. O delegado conta que os índices registrados aqui não superam a média nacional, mas que optar pela criação de uma divisão exclusiva para tais casos foi um dos fatores que ajudaram a derrubar em 40% o número de registros no primeiro semestre deste ano. "Jaraguá do Sul é uma ótima cidade para atuar como delegado. Temos um dos menores índices de criminalidade do país e resolvemos atacar os roubos e furtos, que estavam mais evidentes na cidade", justifica.

Publicidade

kantan-gif-360x360

O número de homicídios segue controlado. Neste ano apenas três casos foram registrados. A título de curiosidade, a média nacional é de quase 30 para cada cem mil habitantes. Adriano Spolaor reconhece que isso não se deve apenas ao seu trabalho, mas uma ação conjunta das polícias civil e militar, na seriedade no combate ao tráfico de drogas, bem como de uma série de fatores culturais que têm mantido a cidade no topo da segurança no Brasil.

Ao longo da sua gestão, o delegado também investiu na compra de novas viaturas num total de R$ 500 mil. Os três carros já estão agilizando o trabalho da polícia e garantindo mais conforto para os agentes. Aliás, conforto e qualidade no atendimento para os munícipes também é uma meta clara de Spolaor, que aguarda o fim da licitação para iniciar as obras de reforma na DRP. O prédio da delegacia será ampliado e totalmente revitalizado, além de ganhar elevadores para facilitar o acesso de quem possui necessidades especiais. "Anualmente realizamos mais de 100 mil atendimentos e esse novo prédio vem para atender melhor a essa demanda. Acredito que até outubro seja possível iniciar as obras, que custarão em torno de R$ 1 milhão.

Publicidade

goreti

Há ainda o projeto de criar um grande complexo no futuro, abrigando uma nova delegacia e puxando a estrutura da Delegacia da Mulher para perto dessa nova estrutura, mas isso depende da Secretaria Estadual de Segurança Pública, com quem ele mantém contato frequente para cobrar tais melhorias. Fora isso, ele adianta projetos para a reforma na delegacia de Schroeder, considerada muito antiga e insalubre; melhorias na unidade de Massaranduba e adequações na de Corupá.

Publicidade

prisma

Menos burocracia em outros órgãos ligadas à delegacia

Adriano Spolaor foi um dos colaboradores que contribuiu na efetividade de órgãos como o Ciretran e o Instituto Geral de Perícia (IGP). Hoje o licenciamento de veículos sai no mesmo dia. Além de tornar mais prática a vida dos jaraguaenses, que não precisam mais fazer duas viagens, a alteração fez com que mais pessoas procurasse o Ciretran para regularizar a situação. Menos burocracia também no IGP, onde é possível agendar horário para fazer uma nova identidade, e para quem está tirando a primeira habilitação ou renovando a CNH. Se antes era preciso aguardar até três horas para se submeter ao exame médico, hoje bastante escolher o melhor dia e horário e agendar no site do instituto.

a-img_2075

Outra mudança importante foi no horário de atendimento da delegacia, que não fecha mais para o almoço e ampliou a jornada de trabalho em três horas com a vinda de novos colaboradores. O objetivo é atender ao público que só tem esse tempo livre em virtude do trabalho e de outros compromissos. Agora, das 8 às 17 horas é possível resolver todas as pendências que envolvem a 15ª DRP e o cidadão. Para encerrar, o delegado natural de Presidente Prudente/SP comenta: "fui muito bem acolhido aqui e gostaria de ficar na cidade por tempo indeterminado. De qualquer forma ser delegado é a realização de um sonho e estou muito satisfeito com a minha carreira".

Veja também

Personal trainer jaraguaense reata com Latino e cantor dispara: 'Foi mágico'
Casal se reconciliou em menos de dois meses após término
Hospital e Maternidade Jaraguá promove caminhada para sensibilizar a população em relação à prematuridade
No Brasil, cerca de 11% de todos os partos realizados são prematuros
Revista Nossa comemora 20 anos em grande estilo na Feijoada do Moa
A Revista Nossa é fruto do empreendedorismo de Moa Gonçalves
Clínica odontológica Ortocoi comemora 20 anos
O mês marca duas décadas de atuação mantendo o foco no atendimento humanizado e na busca por conhecimento
Schroeder completa 54 anos de história
Prefeito Osvaldo Jurck comenta sobre os objetivos traçados para mais um ano da cidade