A topografia com drones

Por: Mariana e Jeanita Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

fran-site

O Levantamento topográfico feito com VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), popularmente conhecido como Drone, quando comparada com a topografia tradicional, possui similar grau de confiabilidade técnica, sendo ambos os processos válidos tecnicamente. A principal diferença que deve ser levada em consideração na escolha dos métodos, é a precisão, visto que a topografia tradicional tem precisão milimétrica, e a topografia com VANTs é centimétrica. Para 90% das aplicações a precisão atingida com os VANTs atende os requisitos de precisão cartográfica, exceto que é mais rápida e ágil, principalmente para locais com difícil acesso ou com grandes extensões.

drones

Modelo de Vant da marca SenseFly - Ebee Plus

Segundo entrevista com o Sr. Eric Patrick Santos Jardim, Técnico Agrimensor e Consultor de Negócios da empresa Pegesul, os DRONES são realidade no segmento de engenharia, e hoje muitos profissionais já se utilizam desta tecnologia como incremento diferenciado em seus projetos. Essas aeronaves são capazes de coletar imagens de alta qualidade e com o processo de fotogrametria, são transformadas em mapas por meio de softwares específicos.

ebee-plus-4

Modelo de Vant da marca SenseFly - Ebee Plus

A inteligência artificial embarcada nestes veículos aéreos não tripulados possibilitam com segurança e produtividade atuar em várias aplicações do setor de geotecnologias. Setores como mapeamento, topografia, agricultura, florestal, segurança, perícia e infraestrutura são os principais mercados que tiveram ganhos com produtos como mosaicos ortorretificados, topografias de terreno, modelos digitais de superfície e modelos tridimensionais.

Publicidade

abf

Principais vantagens do uso do Vant no mapeamento digital: - Produção de 250 HA por hora; - Redução nos custos operacionais em até 75%; - Mais qualidade e precisão volumétrica.

klkjljl

Jeanita Bonato e Mariana Silva Eixo 11 Arquitetura.

Serviço O quê: Eixo 11 ? Arquitetura, construção e interiores Onde: Rua Presidente Juscelino, 45, sala 02, bairro Centro Contato: (47) 3370-0070

Veja também

Ninare encanta com duas novas opções de quartos Infantis. Veja!
Caroline Obenaus e Josiane Mirela Pedri se unem para a construção de projetos inspirados no aconchego
Tipos de box para banheiro: saiba como escolher o vidro ideal
Preparamos um guia com detalhes do vidro recomendado para essa área do banheiro, além da indicação de cinco tipos de box
Proma realiza workshop de mesa posta com Joe Gieseler para influenciadores digitais
Com inspiração natalina, o evento foi um convite para que os visitantes aprendessem como preparar a mesa perfeita
Verão chegando: piscina ou spa?
Coluna Arquitetura e Urbanismo com a Eixo 11
Saiba como usar os cobogós
Estilo, iluminação e controle térmico para sua casa