A topografia com drones

Por: Mariana e Jeanita Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

fran-site

O Levantamento topográfico feito com VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), popularmente conhecido como Drone, quando comparada com a topografia tradicional, possui similar grau de confiabilidade técnica, sendo ambos os processos válidos tecnicamente. A principal diferença que deve ser levada em consideração na escolha dos métodos, é a precisão, visto que a topografia tradicional tem precisão milimétrica, e a topografia com VANTs é centimétrica. Para 90% das aplicações a precisão atingida com os VANTs atende os requisitos de precisão cartográfica, exceto que é mais rápida e ágil, principalmente para locais com difícil acesso ou com grandes extensões.

drones

Modelo de Vant da marca SenseFly - Ebee Plus

Segundo entrevista com o Sr. Eric Patrick Santos Jardim, Técnico Agrimensor e Consultor de Negócios da empresa Pegesul, os DRONES são realidade no segmento de engenharia, e hoje muitos profissionais já se utilizam desta tecnologia como incremento diferenciado em seus projetos. Essas aeronaves são capazes de coletar imagens de alta qualidade e com o processo de fotogrametria, são transformadas em mapas por meio de softwares específicos.

ebee-plus-4

Modelo de Vant da marca SenseFly - Ebee Plus

A inteligência artificial embarcada nestes veículos aéreos não tripulados possibilitam com segurança e produtividade atuar em várias aplicações do setor de geotecnologias. Setores como mapeamento, topografia, agricultura, florestal, segurança, perícia e infraestrutura são os principais mercados que tiveram ganhos com produtos como mosaicos ortorretificados, topografias de terreno, modelos digitais de superfície e modelos tridimensionais.

Publicidade

abf

Principais vantagens do uso do Vant no mapeamento digital: - Produção de 250 HA por hora; - Redução nos custos operacionais em até 75%; - Mais qualidade e precisão volumétrica.

klkjljl

Jeanita Bonato e Mariana Silva Eixo 11 Arquitetura.

Serviço O quê: Eixo 11 ? Arquitetura, construção e interiores Onde: Rua Presidente Juscelino, 45, sala 02, bairro Centro Contato: (47) 3370-0070

Veja também

Verão chegando: piscina ou spa?
Coluna Arquitetura e Urbanismo com a Eixo 11
Saiba como usar os cobogós
Estilo, iluminação e controle térmico para sua casa
Aposte na cor verde
A cor verde na decoração traz o frescor e o bem-estar das plantas para dentro dos ambientes
As pedras iluminadas vieram para ficar
Ambientes ganham um aspecto de sofisticação e aconchego
Escadas: do clássico ao contemporâneo
Escolha o modelo que combina mais com o seu projeto e sua personalidade