A inovação é inevitável

Por: Carlos Chiodini Foto: Divulgação
Compartilhe

Pesquisa, desenvolvimento e inovação são alguns dos termos mais pronunciados entre as nações mais desenvolvidas do mundo. No contexto atual, que se caracteriza por mudanças fugazes tanto nas tecnologias quanto nas formas organizacionais, a capacidade de incentivar, gerar e absorver inovações é fundamental para que empresas e países se tornem competitivos.

Publicidade

dam

No livro Inevitável, o escritor americano Kevin Kelly chama os novos tempos de "era exponencial", tal a celeridade com que as transformações ocorrem. O fato é que, o futuro acontece para todos, independentemente do mercado, crenças e convicções, e estar preparado é estar um passo à frente.

Se pensar individualmente no futuro já é tarefa complicada, imaginem pensar em longo prazo na elaboração de políticas públicas? Logo a política, tão instável (principalmente no Brasil). Contudo, é necessário acreditar que estamos fazendo um trabalho para as próximas gerações e traçar projetos e parcerias que vão fazer a diferença lá na frente, mesmo porque precisamos ainda nos igualar com os países com alto nível de desenvolvimento.

Publicidade

levie-quadrado

O Governo do Estado já vem fazendo, ao longo dos últimos anos, diversos investimentos com este objetivo, como o Sinapse da Inovação, Geração TEC, Entra21, a Rede Catarinense de Centros de Inovação, entre diversas ações que atuam em eixos estratégicos e imprescindíveis para quem deseja ser um importante player da Economia do Conhecimento.

Outubro foi marcado por ser o mês da inovação, por isso lançamos em Florianópolis o Pacto pela Inovação, mobilizando os diversos setores da sociedade em torno deste tema tão emblemático. A estratégia central do movimento é unir forças entre órgãos públicos e privados, instituições de ensino, entidades empresarias e tantos outros para impulsionar o ecossistema de inovação. Vamos, então, multiplicar, coordenar e orientar essas ações para a mesma direção: o futuro. Afinal, o futuro está aí e precisamos mudá-lo e moldá-lo para continuarmos um Estado modelo, competitivo, empreendedor e inovador.

carlos-chiodini

Carlos Chiodini Secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina.

Veja também

Tarefas domésticas: por que ajudar em casa faz bem para o seu filho
A convivência melhora e se aprende muito sobre cooperação e autonomia
Carros automáticos ganham espaço; Seria o fim do câmbio manual?
O crescimento na procura do câmbio automático é muito sólido
Cada vez mais, pessoas acima dos 50 anos assumem o volante
Nosso trânsito promete ficar ainda mais cheio desses motoristas tão especiais
O excesso de automóveis e suas consequências
O carro é o culpado pela situação caótica das cidades?
"Como catarinenses somos sinônimos de trabalho e superação", afirma Carlos Chiodini
Impulsionando Santa Catarina