A Força da Mulher no Executivo Jaraguaense

Por: Albino Flores Foto: Gabriel Vieira
Compartilhe
Publicidade

kantan-gif-360x360

Emanuela Wolff, ou simplesmente Manu, é a mulher forte na equipe do Prefeito Antídio Lunelli. Na condição de Chefe de Gabinete, representa o prefeito em eventos, está ao lado dele na tomada de decisões importantes, recebe entidades e pessoas e cuida da agenda do chefe do executivo. Emanuela Wolff tem 35 anos, é natural de Laranjeiras do Sul ? PR. Desde os 14 anos vive em Jaraguá do Sul. "Aqui passei parte da minha adolescência, tive meu filho, consolidei minha carreira profissional, fiz amigos, sempre próxima de pessoas que eu amo e que sempre me fizeram bem. Assim como a grande parte da nossa população, fui adotada por essa cidade que eu aprendi a amar", relata.

img_8440

É formada em processos gerenciais e cursou alguns semestres de assistência social. Já atuou nos governos dos prefeitos Moacir Bertoldi, como assessora de gabinete da vice-prefeita Rosemeire Vasel e Dieter Janssen, onde foi secretária de assistência social e secretária de saúde e hoje é chefe de gabinete do prefeito Antídio Lunelli. Para chegar onde está, conta que percorreu um caminho de muito esforço. "Comecei cedo, assim que vim para Jaraguá do Sul eu já trabalhava e estudava, já fui babá, secretária, vendedora no comércio, representante comercial. Sempre gostei de trabalhar com pessoas e através do meu partido, o MDB, onde me filiei em 2003, acabei me envolvendo na vida pública. Também atuei em muitas causas sociais através do trabalho voluntário, sempre com atuação discreta, já fui secretária do Lions Clube Jaraguá do Sul Centro e participei de vários conselhos municipais".

img_8412

Publicidade

oral-unic

A respeito do papel das mulheres na política onde os homens são maioria, entende que é necessário que os partidos políticos trabalhem para diminuir essa diferença, porém ainda existe o preconceito, inclusive entre as mulheres. "Atualmente as mulheres estão buscando seu espaço, são vereadoras, prefeitas, governadoras, senadoras e até presidentes. O Papel da mulher é aquele que ela se sentir bem para desempenhar e conquistar. Não é fácil deixar o papel de bastidores para ocupar o papel de protagonista dentro da política. Acredito que é nosso papel identificar possíveis lideranças femininas e motivá-las a entrarem no mundo político", ressalta.

manu-5

Publicidade

selo-apartamento-jpg

Sobre os 18 meses da Administração Antídio Lunelli/Udo Wagner, considera que houve muita dificuldade no início da gestão, pois a equipe teve que organizar a casa, tendo em vista a crise de arrecadação que Jaraguá do Sul enfrenta nos últimos anos. "Os ajustes no orçamento foram remédios amargos, mas necessários, para que, hoje, possamos assumir compromissos com a comunidade, como a pavimentação de 38 ruas, novos Postos de Saúde, CRAS, o Centro de Inovação, Centros de Educação Infantil, revitalização urbana através do Programa Cidade Limpa, a volta do Saco Verde, entre outras", declara. Questionada sobre uma eventual candidatura a um cargo público no futuro, não descarta. "Este momento deve chegar na minha vida, mas hoje meu compromisso é com a gestão atual, com minha equipe de trabalho, com o Prefeito Antídio Aleixo Lunelli. Meu intuito é colaborar para fazer com que Jaraguá do Sul avance e que consigamos atingir nossas metas do plano de governo. Eu tenho por premissa pensar no grupo, jamais colocaria uma candidatura com possibilidade de dividir e não somar" finaliza.

Veja também

Conheça o trabalho e a trajetória da Fotógrafa Karina Fassina
Profissional de 31 anos é apaixonada pelo mundo das imagens
Nutricionista Lidiane Atala compartilha a sua história de empreendedorismo na área da saúde
A profissional não dispensa algumas dicas mais do que necessárias para o dia a dia
Coluna Social com Fabíola Bernardes
Fique por dentro dos eventos que agitam a região
Summer Music Festival ocorre dia 9 de fevereiro, no Green Valley
Um ano é muito tempo para aguardar um dos maiores festivais de música eletrônica do Sul do país
Quem adota criança em Florianópolis tem direito à isenção de IPTU
A capital catarinense é uma das poucas cidades do Brasil a conceder o benefício