5 Motivos para conhecer Balneário Camboriú

Por: Revista Nossa Foto: Divulgação
Compartilhe
Publicidade

gif-bread-burguer

Balneário Camboriú é o segundo menor município catarinense em área total, mas guarda uma grandiosidade de atrativos. São justamente estes que trazem milhares de pessoas durante o ano inteiro para aproveitar as férias, os finais de semana e os feriados prolongados. Não somente praias, mas esse pequeno município de Santa Catarina apaixona a todos por ter opção para todos os gostos, bolsos e idades. Quer conhecer algumas? Listamos 5 motivos que não vão deixar dúvidas de que Balneário Camboriú será seu próximo destino para viajar! Confira.

yachthouse-balneario-camboriu-predio-mais-alto-brasil-gazeta-do-povo-jayme-bernardo-11-1002x564

1 ? Praias paradisíacas para aproveitar a vontade Em toda a Balneário Camboriú existem algumas praias que são totalmente desertas e tornaram-se queridinhas do público que prefere paz e tranquilidade e que deseja apenas um momento de descanso. Essas praias geralmente não possuem estrutura alguma e você precisa levar do lanche até o guarda-sol para proteger-se do sol típico de litoral. A Praia de Taquarinhas é um desses exemplos de praias desertas e bem paradisíaca. Em BC não há estrutura de barracas e o mar é bastante calmo, sendo muito atrativo para quem viaja com crianças e idosos.

2 ? Conhecer a maior reserva naturista do Brasil Com o título merecido de "A Mais Bela Praia Naturista do Brasil", a Praia do Pinho fica a aproximadamente 80 quilômetros de Florianópolis e foi a primeira área litorânea destinada aos adeptos ao naturismo. São apenas 500 metros de extensão, mas o local guarda uma reserva natural muito vasta, o que deixa a paisagem ainda mais bela e atrativa.  Os primeiros naturistas que chegaram, vieram em 1983, atraídos pela mata intocável, o que favorecia a circulação sem roupa. Era dançarinos de uma antiga boate que vinham sempre tomar banho completamente nus. Com pouco tempo, mais pessoas já circulavam pela Praia do Pinho, seguindo também a tendência. Como se tratava de uma área pertencente à uma propriedade particular, o dono não gostou muito, mas não adiantou muito. Em poucos anos, a costa já era conhecida no Brasil inteiro, principalmente depois de ser assunto de uma matéria de capa da antiga Revista Manchete. Hoje, a Praia do Pinho é fiscalizada e cuidada pela AAPP, a Associação Amigos da Praia do Pinho. Há um código de ética para os frequentadores e um condomínio onde fica a sede da associação para mais informações.

Publicidade

bannerduplo_paraisodabelezarendaextra_360x344px

praia-das-laranjeiras-balneario-camboriu-santa-catarina

3 ? Parque Unipraias Essa é uma parada obrigatória para todo turista que chega em Balneário Camboriú. Se você viaja em grupo de amigos ou com a família inteira, terá momentos inesquecíveis no Parque Unipraias. O lugar é um complexo completo de atrações para quem gosta de aventuras. Dividido em três estações: Estação Barra Sul, Estação Laranjeiras e Estação Mata Atlântica; onde cada uma pode ser visitada individualmente e com seus atrativos em particular. A Estação Barra Sul é onde começa de fato o passeio, sendo o ponto de partida para quem vai se aventurar por todo o percurso do Unipraias. Recebeu esse nome por ficar na Zona Sul de Balneário Camboriú, justamente onde há o encontro do Rio Camboriú com o mar. É daqui que saem os bondinhos aéreos em direção às outras estações.

Publicidade

2obanner_vallsa_360x344px

A estação seguinte é a Laranjeiras. Recebeu esse nome devido a praia onde está instalada, também chamada assim. É uma estação mais bem elaborada e com uma estrutura completa. Para quem deseja aproveitar um mar mais tranquilo, bons restaurantes e ótimas barracas de praias o lugar é BC. É no paraíso que desembarca o ZipRider, brinquedo mais popular do Parque Unipraias. A última estação tem um nome bem particular e não é sem motivo: Estação Mata Atlântica. Fica no alto do Morro da Aguada, a cerca de 240 metros do nível do mar e onde o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre a flora e a fauna do Balneário Camboriú. Em BC também está o Parque Ambiental, onde você pode caminhar por até 500 metros atravessando a reserva da Mata Atlântica que existe na região. É também na Estação Mata Atlântica que estão dos dois brinquedos mais famosos do parque: o Youhooo! e o ZipRider. O primeiro é um trenó que descerá o morro à toda velocidade, levando sua adrenalina ao máximo! O segundo é uma espécie de tirolesa, mas com uma estrutura toda diferenciada e montada exclusiva para o parque. Nela você vai descer em meio à mata até o final do morro. O valor varia de acordo com os brinquedos e os locais por onde você vai passar. O passeio de bondinho custa R$ 39,00 para adultos e R$ 19, 00 para crianças entre 6 e 12 anos e adultos acima de 60 anos.

4 ? Praia do Estalerinho e sua gastronomia

A Praia do Estaleirinho entrou para a nossa lista acima, por ser uma praia bastante sossegada e deserta, mas há outra referência que a tornou bastante conhecida entre os turistas que chegam em Balneário Camboriú: a gastronomia. O Restaurante Estaleirinho, o mais conhecido da região, existe desde 1981 e foi, por algumas vezes, citado pelo Guia Quatro Rodas e pela Revista Veja, como referência gastronômica na cidade. A razão para que isso acontecesse veio não apenas do ambiente, muito bem trabalhado para receber os turistas, mas principalmente por um cardápio bem especial e bastante elaborado que o estabelecimento oferece. Há alternativas pela região que oferecem carnes diversas, frutos do mar, petiscos, iguarias locais e muito outros pratos saborosos.

480787_501063809933819_504915490_n1

5 ? Baladas durante o ano todo

A noite de Balneário Camboriú é conhecida no Brasil inteiro, principalmente em épocas de alta estação. A cidade ganhou o título de Ibiza Brasileira e faz jus ao nome. As festas acontecem em vários pontos do município. O Green Valley é a casa noturna mais conhecida da região e chegou a virar notícia em uma revista inglesa, intitulando-a como a "melhor balada do mundo". Para quem deseja fugir um pouco da movimentada Green Valley, há muitas outras opções para você curtir sua noite: Warung, chamada de "O templo da música eletrônica"; a Wood?s, para quem gosta de sertanejo e uma música mais regional; o Shed Western Bar, também destinado à festas sertanejas; o Taj Bar, para quem quer um local mais exclusivo e selecionado; entre outros. Isto tudo sem contar os vários barzinhos e pubs que também agitam a noite de Balneário.

Veja também

É hoje! Schützenfest comemora 30 anos com grande festa
A expectativa é que o público desta edição supere o de 2017
Santa Catarina recebe pela 11ª vez o título de melhor estado do Brasil para viajar
O estado conquistou a preferência dos viajantes em outras cinco categorias
Parque Malwee comemora 40 anos em setembro
Referência nacional em preservação ambiental, o Parque Malwee comemora 40 anos nesta quinta-feira
Conheça os 2 pontos turísticos que encantam em Jaraguá do Sul
Lugares que todo jaraguaense ama e indica
13ª Noite da Ilha do Restaurante Arweg acontece nesta sexta-feira, 17
Jantar temático a base de frutos do mar já é um dos eventos tradicionais da região
Aberto Festival gastronômico "Degusta Jaraguá"
Evento ocorre entre os dias 04 e 24 de junho.