A sua imagem na internet é mais importante do que você imagina

Por: Foto: DIVULGAÇÃO
Compartilhe

A sua imagem profissional na internet deve ser um reflexo de quem você é fora dela e precisa te ajudar a conquistar os seus objetivos. Os perfis em redes sociais como o Facebook e Instagram afetam a percepção das pessoas sobre você. Por isso, é importante manter uma conduta condizente com a sua ética profissional quando decidir publicar algo. Neste post eu vou mostrar para você como a sua imagem profissional na internet é importante e vou dar algumas dicas do que fazer para melhorá-la. Continue lendo!

POR QUE SE IMPORTAR COM A SUA IMAGEM PROFISSIONAL NA INTERNET
A sua imagem online diz muito que tipo de profissional você é offline. Lembre-se de que os perfis nas redes sociais são uma extensão de quem você é pessoalmente. As suas publicações e comentários traduzem desejos e vontades para o mundo. Pense sempre "eu diria isso em voz alta se estivesse em uma reunião de trabalho?". Caso a resposta seja não, então o conteúdo em questão não é adequado para ser compartilhado.

USE A INTERNET A FAVOR DO SEU CRESCIMENTO
É natural que as empresas busquem referências sobre você nos seus perfis online. Por meio das suas publicações, curtidas e compartilhamentos, fica fácil descobrir os filmes, músicas e livros que você mais gosta, perceber detalhes sobre a sua personalidade, avaliar se você é organizada ou se transmite confiança e entender melhor seus valores e desejos. Contudo, é preciso cuidado. Da mesma maneira que podem encontrar coisas boas, também podem aparecer conteúdos que vão pegar mal para a sua imagem profissional. Imagine se uma empresa que deseja te contratar visita o seu perfil e dá de cara com algum post desagradável? A sua imagem profissional na internet deve ser uma aliada na conquista dos seus objetivos e não o contrário. Ela deve ser ter tratada com carinho e atenção.

7 DICAS DE SUCESSO PARA A SUA IMAGEM PROFISSIONAL NA INTERNET

1 - Use a rede social adequada
Se você quer criar uma rede de contatos profissionais, use o LinkedIn. Esta é a rede social mais interessante para construir um networking sólido e valioso. Acompanhe os artigos de especialistas e se mantenha sempre atualizada sobre as novidades do mercado. Em outras redes, como o Facebook, procure falar menos sobre trabalho, mas é interessante compartilhar algo relativo a sua profissão de vez em quando, pois demonstra interesse pelo que você faz.

2 - Não se exponha demais
Tome cuidado com o que publica por aí. Postar fotos daquela viagem na praia ou do final de semana no campo é válido, mas evite fotos que mostrem demais, como as de biquíni, por exemplo. Elas podem prejudicar a maneira como seus superiores ou subordinados te percebem no ambiente de trabalho.

3 - Tenha cuidado com opiniões controversas
Todos nós temos opiniões, mas, para alguns assuntos, é preciso manter a cauta. Fique longe de discussões acaloradas, pois, para quem vê de fora, elas passam a ideia de que você é uma profissional esquentadinha e intolerante com a opinião alheia. Prefira os debates saudáveis onde todos podem se expressar livremente.

4 - Evite reclamações em excesso
As redes sociais podem ser um bom lugar para desabafar caso você esteja passando por dificuldades com alguma empresa prestadora de serviços ou um comércio, mas não exagere. Reclamar de tudo passa a impressão de que você nunca está satisfeita e que se irrita com facilidade. Definitivamente, não pega bem para a sua imagem profissional.

5 - Fique atenta a erros de português
Escrever errado também pega mal para a sua imagem profissional na internet, pois não há nada pior do que um recrutador entrar no seu perfil e encontrar erros de gramática grosseiros. Se você não tem certeza de como se escreve determinada palavra, utilize um sinônimo ou consulte um dicionário.

6 - Mantenha sua coerência online
Se você age de uma maneira durante o expediente e aparenta ser uma pessoa completamente diferente nas redes sociais, a sua imagem profissional pode estar em perigo. Deixar a coerência de lado transmite desconfiança e suspeitas sobre quem você é de verdade.

7 - Pense bem antes de publicar
A máxima que falei lá em cima vale em todas as situações: se você não diria em público o que está prestes a publicar, então não publique. Não se esqueça de que a sua imagem profissional na internet é um reflexo de quem você é pessoalmente.

TODO CUIDADO É SEMPRE BEM-VINDO
A sua imagem profissional na internet é essencial para que você encontre novas oportunidades ou continue crescendo onde está. O seu perfil em uma rede social contribui muito para a maneira como as pessoas, principalmente seus colegas de trabalho, te veem. Esteja sempre atenta e não deixe que ela abale a sua credibilidade.

Veja também

Jaraguaense será apresentada como musa do Camarote do King no Carnaval do Rio de Janeiro
Os foliões terão novidades na área vip da Marquês de Sapucaí
Truques para te ajudar a alongar a silhueta com a personal stylist Flavia Christina
Confira alguns truques para te ajudar
Não sabe o que vestir para a Ceia de Natal? Veja opções de looks incríveis.
Dicas e inspirações que vão te fazer arrasar na noite mais esperada do ano
Miss Universo 2018: veja o fabuloso traje de gala que será usado por Mayra Dias, a nossa Miss Brasil
O concurso será realizado no dia 16 de dezembro em Bangkok e transmitido pela Band TV
Empresário jaraguaense e esposa prestigiam a festa de 25 anos da Caras no Rio de Janeiro
Diversas estrelas passaram pelo red carpet do evento de gala, realizado na Cidade das Artes